O Subsolo – Laboratório de Arte abre no sábado, 3 de julho, às 11h, a exposição “Jardim de Pandora”, da artista visual Raquel Fayad, que “invade” o espaço com suas pinturas e vídeos repletos de insetos e criaturas imaginárias. oS interessados em visitar a mostra poderão agendar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até 2 de outubro. O espaço cultural está localizado na Rua Proença, nº 1000. O evento seguirá os protocolos relacionados à pandemia do Covid19 em Campinas.

“Como nos adaptamos? Como nos metamorfoseamos para sobreviver?” É a partir destas indagações que Fayad foca sua pesquisa artística investigando a floresta e os habitantes deste universo orgânico mutante, desde o nano até o macro, do real ao imaginário. Ela observa o cotidiano e estratégias de sobrevivência da vida animal e a relação desta com a do ser humano que o rodeia, principalmente neste momento de reclusão, de resistência, de transformação dos hábitos, que nos traz observações que antes não se faziam tão presentes.

Aranhas e Aranhas, 2020 – obra de Raquel Fayad – crédito Estúdio Extraordinário – Hugo Curti

Pois é assim que a artista se alimenta para gerar suas “criaturas” e formar seu “Jardim de Pandora”. Nutrida pelas cenas observadas, Fayad as transforma em pinturas em telas e papéis, se utiliza de lascas de madeiras para falar de suas descobertas, desenha e reflete sobre sua busca de uma matriz estética presente na metamorfose dessas relações e de um discurso pictórico interdisciplinar que a coloca em constante questionamento.  

O resultado dessa pesquisa emerge também em vídeos, sendo que dois, “Metáforas” e “Jardim de Pandora”, serão exibidos no interior do espaço e um terceiro, chamado “Transversos”, sob direção de Mônica Ogaya, que mostra os processos de criação e metamorfose da artista, será projetado na área externa criando um diálogo arquitetônico com um local constituído justamente por plantas onde caminham e vivem muitos dos “insetos” de Fayad. Os transeuntes que estiverem passando na Rua Monte Castelo, entre os números 600 e 666, poderão assistir o vídeo que será projetado a partir das 19h30, do sábado (3).

O projeto de “Jardim de Pandora” dá continuidade à instalação “Nem todas as Criaturas deixam rastros” também realizada no ano passado no Subsolo. Naquele momento, foi apresentada somente uma série de pinturas em muros e papel, embaladas por música incidental executada pela própria artista visual que também é musicista. A partir da aproximação com o curador Andrés I. M. Hernández, dos diálogos e provocações dele, Fayad se debruçou sobre sua pesquisa e produziu novas obras de arte que chegam agora ao espaço cultural.

Todo esse processo a estimulou a explorar metamorfoses, experimentar e conjugar fluidez de novos discursos conceituais nas expressões artísticas e nas referências históricas da arte. “Acompanhar e descobrir sobre a ecdise de uma cigarra – processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento-, trouxe mais à tona o feminino, na observação de uma fase marcante de transformação na vida das mulheres”, afirma a artista.

Segundo Hernández, a artista explora sua capacidade criativa que transita sem prioridade construtiva e/ou análises do desenho para a música, da dança para a pintura, do espaço arquitetônico à instalação, “Fayad ativa ciclos de rupturas analíticas e a provocação contida na essência e adoção desses desafios em uma matriz estética”.

Sobre o momento atual e a arte, Fayad acredita que tudo tem um sentido e que sairemos mais fortes, criativos e resistentes. Para ela, é um desafio por dia, uma nova maneira de entender o mundo, a produção contínua, as reprogramações diárias, que a leva a ter mais certeza do quanto podemos aprender com as metamorfoses dos insetos para a autopreservação e a sobrevivência.

O projeto “Jardim de Pandora”, que é uma contrapartida ao prêmio ProAC Expresso LAB 2020, é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Exposição: “Jardim de Pandora” – de Raquel Fayad

Dia: 3 de julho – sábado

Horário: das 11h às 18h

Período de visitação: de 3 julho a 2 de outubro de 2021

Local: Rua Proença, 1000 – Campinas – SP

Agendamento para visitação pelo (11) 94965-5722:  de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h – observar uso de máscara.

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)