Uma pesquisa da empresa pública Embrapa conseguiu ultrapassar a produtividade média do abacaxi Pérola no cultivo orgânico irrigado. A produtividade foi superior ao registrado na média nacional da cultura feita no modo convencional. A pesquisa foi feita em parceria com a empresa Bioenergia Orgânicos, que trabalha na elaboração de sistemas sem agrotóxicos na produção de frutas.

(foto tullio pádua – div – embrapa)

Além do abacaxi, os pesquisadores já desenvolveram produção de maracujá e manga. Os experimentos foram Lençóis, na Chapada Diamantina (BA).  “A produtividade média nacional de abacaxi, em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 36,14 t/ha. Obtivemos, assim, nos experimentos, cerca de 35% a mais comparado ao cultivo convencional no País. Agora, em relação à produtividade média na Bahia, de 21,11 t/ha em 2019, alcançamos mais que o dobro. Vale deixar claro que a irrigação influencia nessa diferença, já que a maior parte da produção de abacaxi no País é em sistema de sequeiro. Mesmo assim, é um resultado excelente”, afirmou Tullio Pádua em publicação da Embrapa.

Os pesquisadores lembram que o maior desafio para a produção sem agrotóxicos é o controle de pragas e doenças. Daí a importância do controle da vegetação natural, do controle nutricional e do monitoramento populacional das pragas e dos inimigos naturais. A conquista da produção do Abacaxi é resultado do projeto “Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical”, conduzido há quase dez anos pela Embrapa em parceria com a Bioenergia Orgânicos. (Veja mais AQUI)