A escritora e poeta Katia Marchese ministra, este mês, a primeira oficina gratuita de criação literária voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade social de Campinas. A iniciativa faz parte do projeto do livro solo da autora, Mulheres de Hopper (Editora Patuá), lançado em março deste ano. Através de rodas de leitura dos poemas que compõem o livro e conversas sobre a intimidade feminina, a atividade visa proporcionar maneiras e formas de expressar sentimentos e desejos, muitas vezes reprimidos pelo realismo social em que essas mulheres estão inseridas.   

A oficina será online e dividida em quatro encontro semanais, de 90 minutos de duração cada. Nesta primeira oficina, as participantes são moradoras do Distrito de Nova Aparecida, região Norte do Município, e assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Organização Social Promocional Tia Ileide (CPTI), instituição que atua no atendimento e na promoção da garantia dos direitos de crianças, adolescentes e de grupos familiares. 

(Imagem: Divulgação)

Para a atividade, as técnicas utilizadas serão, além da leitura, análise e reflexão das ilustrações e referências literárias que inspiraram o livro, produção de poemas e fotografias, entre outras. As rodas de conversa, de acordo com Katia, irão estimular as participantes a refletirem sobre a solidão urbana em que as mulheres estão inseridas, dilemas cotidianos, crenças e valores, para que elas possam se reconhecer e refletir sobre seus espaços íntimos de força e criação. Ao final da oficina, um pequeno livro (plaquete) reunirá o trabalho das participantes e será apresentado durante sarau literário. 

“A descoberta da própria voz e a afirmação da independência no eterno exercício de dentro para fora podem ajudar no rompimento com as rígidas estruturas patriarcais em que todas nós estamos imersas. Acreditamos que os recolhimentos desses novos aprendizados possam colaborar na construção de novas sociabilidades e sororidade entre as mulheres. O desdobrar de janelas e quadros abrirá novas imagens e tenho a certeza de que todas nós iremos compor a poesia coletiva e socialmente necessária”, afirma Katia. 

Para katia, a poesia é possível e acessível a todos. “A poesia não é um privilégio de poetas ou escritores. Ela nasce de pensamentos, ideias que vão se formando. A poesia está na cidade, em uma cena, em uma imagem. E é exatamente esse exercício poético que vamos explorar nesses quatro encontros”, finaliza a autora. 

O livro Mulheres de Hopper reúne 26 poemas ilustrados e é resultado da premiação de Katia no Programa de Ação Cultural 2019 (Proac) do governo do Estado de São Paulo. A poeta foi a única vencedora da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ela se inspirou nas obras do pintor norte-americano Edward Hopper, que retratava as mulheres em situações de solidão, seu olhar sobre os processos íntimos e alquímicos de desconstrução do imaginário feminino, entre as décadas de 30 e 60. 

Graduada em Serviço Social, Katia Marchese tem trabalhos publicados em várias antologias, como Senhoras Obscenas I e III (Benfazeja, 2017, e Patuá, 2019), Poesia em Tempos de Barbárie (organizado por Claudio Daniel, Lumme, 2019), entre outros, além de poemas em periódicos inclusive no exterior (Jornal Tornado, Portugal) e revistas literárias como Literatura e Arte.  

Oficina literária Mulheres de Hopper 
Quando: dias 9, 16, 23 e 30 de junho, das 14h às 15h30 

Informações e venda do livrowww.katiamarchese.com.brwww.editorapauta.com.br

www.amazon.com.br 

(Carta Campinas com informações de divulgação)