Embasado em uma pesquisa inédita sobre a obra de Josué Montello, o livro Experiências da memória e do espaço em Josué Montello: leituras da geograficidade, com organização de Márcia Manir Miguel Feitosa, é a mais recente produção do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura, que se constitui em alternativa capaz de proporcionar a ampliação do raio de ação da pesquisa em literatura, viabilizando tanto a aquisição de novos estudos que deem conta da interface Geografia/Literatura, quanto aprimorando as pesquisas que promovem a interdisciplinaridade entre arte e ciência.

Integrantes do grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT)

Nas palavras da organizadora do livro: “O envolvimento do grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT) com a confecção dessa coletânea de ensaios revela o quão tem sido fundamental para a formação acadêmica a participação em grupos de pesquisa que primam pela leitura, discussão, trocas e diálogos com áreas de conhecimento afins. O fruto dessa imersão em Josué Montello aí está. A Literatura Brasileira e, em especial, a Literatura Maranhense se sentirão acolhidas”. (Márcia Manir Miguel Feitosa)

O livro configura-se como valiosa contribuição aos estudos da obra montelliana, dada a densidade e variedade de seus ensaios, escritos por mentes críticas oriundas de diferentes Instituições Acadêmicas, mas que têm no Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura a sua primeira morada.

Márcia Manir Miguel Feitosa, organizadora do livro

Márcia Manir Miguel Feitosa (UFMA)
Antônio Cordeiro Feitosa (UFMA)
Renata Ribeiro Lima (UFF/IFMA)
Juliana Morais Belo (UNICAMP)
Flamilla Pinheiro Costa (UFMA)
Rosângela Guedêlha da Silva (UFMA)
Cláudia Letícia Gonçalves Moraes (UnB/UFMA)
Lussandra Barbosa de Carvalho (UFMA/SESI)
Sâmia Rafaela Sales Rodrigues (UFMA)
Luís Oliveira Freitas (IESMA)
Vanessa Soeiro Carneiro (UFMA)
José de Mota de Souza (UFMA)
Tárcila Beatriz da Silva Duarte (UFF/UFMA
Viviane de Jesus Faria Ribeiro Pinheiro (UFMA/IFMA)
Fábio Henrique Novais de Mesquita (IFMA)
Renata França Pereira (UFMA)
Gladson Fabiano de Andrade Sousa (UFMA)
Gabriel Vidinha Corrêa (UFMA/IFBA)
Camila Cantanhede Vieira (UFMA)

Há que se destacar também o precioso prefácio de Eduardo F. Coutinho (UFRJ), no qual o pesquisador da literatura comparada ressalta a importância desta publicação tanto para a Nova Literatura Comparada, quanto para os estudos da obra Montelliana:

“Despertar o interesse sobre a obra […] de um autor […] do porte de Josué Montello […] não é o único acerto de Experiências da memória e do espaço em Josué Montello: leituras da geograficidade. Tomando por base as relações entre Literatura e a Geografia, ou, mais especificamente, sobre uma das vertentes desta última área, a Geografia Humanista Cultural, de base fenomenológica, que constitui o eixo das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos de onde o livro emergiu, os autores desenvolvem suas reflexões sobre a categoria “espaço” na esfera ficcional, explorando os diversos sentidos com que ela foi empregada no âmbito da nova Literatura Comparada, que avança cada vez mais no compasso da interdisciplinaridade com áreas do conhecimento até pouco tempo não muito visitadas.” (Eduardo F. Coutinho).

Experiências da memória e do espaço em Josué Montello: leituras da geograficidade. Márcia Manir Miguel Feitosa (org.). São Luís: Café & Lápis; EDUFMA, 2021. 242p.

(Carta Campinas com informações de divulgação)