No dia 28 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, que marca a luta dessa comunidade pela igualdade de direitos civis e sociais. Para celebrar esta data, ampliar a importância do debate e a conscientização sobre o movimento, o Videocamp, uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita, disponibiliza, dentro da seção especial “Assista Agora”, uma lista de filmes para serem assistidos entre os dias 26 e 29 de junho.

Vestidas de Noiva (Foto: Divulgação)

“O dia do orgulho, para além de celebrarmos, é para refletirmos sobre o direito de ser. Ser o que se é e, dessa forma, poder transitar livremente, sem que a própria existência seja colocada como ameaça à vida. Ao assistir às cinco obras que chegam ao ‘Assista Agora’, é possível sentir, de diferentes maneiras, a urgência pelo direito de ser”, conta Gabriela Olmos, líder de comunicação do Videocamp.

A seleção reúne ficção, documentário, longa e curta-metragem. Para assistir aos filmes dessa lista especial, basta acessar e fazer login – ou se cadastrar gratuitamente – na plataforma.

Confira, abaixo, o resumo das obras disponíveis:

– Meu Nome é JacqueJacqueline Rocha Côrtes é uma mulher transexual brasileira que vive com AIDS. Militante pelos Direitos Humanos e ativista a favor da causa das pessoas que vivem com HIV e AIDS, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, seja em sua vida pessoal, como ativista de movimentos sociais, representante do governo brasileiro ou como funcionária na Organização das Nações Unidas.

– Vestidas de Noivas Documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi. Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas.

– Porta Retrato Quais os medos, anseios e consequências para um jovem LGBTQIAP+ ao “sair do armário”? O documentário resgata esse momento tão delicado na vida da cantora Maria Sil, do estudante George Narciso e do fotógrafo Andrey Haag, abordando os sentimentos e incertezas até a autoaceitação.

– #PrecisamosFalarSobreIsso – Carta para Além dos Muros O depoimento do jovem Caio, que vive com HIV há dois anos, é o ponto de partida para a reconstrução da história da epidemia de AIDS no Brasil. Por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pacientes e personalidades, além de material de arquivo, o documentário mostra como a sociedade encarou essa epidemia nas últimas quatro décadas.

– Onde O Céu Acerta Seus Ponteiros Depois da morte de sua mãe, a vida de Tomas ficou preto-e-branco. Os dias mudam quando conhece Gabriel, um fotógrafo de casaco vermelho que o ajuda a enxergar outras cores.

(Carta Campinas com informações de divulgação)