(foto pd -ccl)

.Por Marcelo Mattos.

Há um provérbio espanhol “cria cuervos y te sacarán lós ojos” que inspirou o diretor Carlos Saura no título do seu maravilhoso filme de 76 e que bem resume a essência dessa obra-metáfora da ditadura franquista da Espanha: ter os olhos arrancados pela criação de corvos dão a dimensão do culto ao autoritarismo funesto de militares, a morte arbitrária e a dilaceração da sociedade.

O mais recente ataque violento e misógino à jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, em Guaratinguetá/SP, expressa a insanidade torpe, a covardia e o descontrole irascível do então presidente da República, que segue em sua estúpida jornada pregando a anticiência, contrário à vacinação e medidas sanitárias de prevenção à contaminação, como o uso de máscaras.

O Brasil ultrapassa a meio milhão de mortos causados pela Covid-19, pelo negacionismo mórbido e devastado pela omissão irresponsável deste desgoverno.

Esta negligência se difunde também pelo desmatamento amazônico, pelo extermínio indígena e ocupação de seus territórios, o fim de direitos trabalhistas e a entrega do patrimônio nacional com as privatizações dos recursos hídricos e energéticos.

Crimes que contam, impunemente, com avalistas aldrabões que defendem o presente genocídio pátrio e o rompante insano do chefe da nação, como as Forças Armadas em troca de cargos públicos, altos salários e a mamata oficial; o empresariado financiador destas mortes em troca do rentismo privatizante e da redenção do deus-mercado; a grande mídia que matou a democracia com um falso golpe político das pedaladas fiscais; e prática nefasta do “lawfere” nos desvios de um poder judiciário apodrecido pelas farsas da operação Lava Jato.

Claro, resta ainda uma imensa classe política subalterna, subterrânea no lamaçal do relevo municipal, estadual e federal, além do contingente insano de apoiadores deste fascismo solerte, do “mito” (ou vômito?) morticida, diariamente a dilacerar a sociedade, nossas carnes e artérias, arrancando os olhos dos seus parvos criadores.