O Espetáculo “Alma Boa – Uma Parábola Chinesa”, da Cia. Histriônica de Teatro será apresentado até o dia 13 de junho no canal do youtube do Sesi-SP, dentro da programação Sesi Viagem Teatral Play. O vídeo do espetáculo segue disponível gratuitamente na plataforma para ser acessado a qualquer momento da mini-temporada. 

Para estas ações online, a Cia. realizará a live “Setsuan é Aqui!”, que será transmitida no dia 5 de junho, às 17h, também pelo canal do Sesi-SP. Nesta ação, as personagens do espetáculo se encontram num momento posterior aos acontecimentos da peça, no dia da CPI dos Deuses de Setsuan. Após encontrar suas almas boas espalhadas pelo planeta, os santíssimos precisam defender suas convicções de que tudo está bem e que a bondade está assegurada na Terra, mesmo em meio a um mundo pandêmico, onde a corrupção não para.

(Foto: Marcelo Nisida)

Para finalizar, o vídeo-experimento cênico “Aos Que Vierem Depois de Nós”, que parte do poema homônimo de Brecht, estará circulando pelas redes sociais tanto do Sesi-SP quanto da Cia. Histriônica, onde novamente as figuras de Setsuan se encontram, trazendo uma reflexão sobre o contexto da obra e seu paralelo com o Brasil e o mundo atual.

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão comum ao grupo e a Bertolt Brecht.

No que diz respeito ao mundo em que vivemos – no qual as relações interpessoais se dão em função de macro estruturas que definem interesses e necessidades da sociedade – no combate a tais arranjos, muitas vezes caímos em contradição. A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ações das personagens.

O canto e a música executada ao vivo são também potências de ação e de reafirmação do caráter reflexivo da obra. A exploração do canto falado e coral, no qual a palavra toma a frente da digressão melódica é a principal tônica, desprendendo-se de uma fruição puramente estética. Chega-se àquilo que se pretende ser esta Setsuan: um lugar construído por meio das relações de seus habitantes e das condições colocadas pelo próprio ambiente, reafirmando a necessidade de reflexão e discussão sobre nós neste mundo.

Exibição do Espetáculo: de 3 a 13 de junho (disponível todos os dias e horários)

Live “Setsuan é Aqui!”: 5 de junho

Horário: 17h

Vídeo-experimento “Aos Que Vierem Depois de Nós”: disponível a partir do dia 3 de junho

Local das ações: Canal do youtube do Sesi-SP. Acesse em https://www.youtube.com/playlist?list=PLWzEXXXxAxBlULS9-1kcUQ_9_uKNeav9z

SINOPSE 

Uma pessoa consegue ser boa no mundo como está organizado? Essa é a pergunta lançada por Bertolt Brecht na parábola de Setsuan. O mundo não pode permanecer como está e precisa ser destruído a não ser que se encontre ao menos uma alma boa que o justifique. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram exceto por um: é uma prostituta. Os deuses então decidem ajudá-la com uma quantia em dinheiro para que mude de vida mais fácil e seja, enfim, a tão procurada alma boa. Contudo, ao abrir uma pequena loja, Chen Te se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo

Direção: Dirceu de Carvalho | Direção Musical e Trilha Sonora executada ao

vivo: Felipe Macedo | Elenco: Ana Carolina Salomão, Beatriz Coimbra, Isabela Basso, Juliana Saravali, Lucas Sequinato, Luiza Moreira Salles, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Trilha Musical Original: Henrique Cantalogo | Figurino: Warner Reis Junior | Cenografia: Thalita Castro | Iluminação: Marcelo Lazzaratto | Operação de Luz: Ton Ribeiro | Produção: Cia. Histriônica de Teatro

Live

Elenco: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Dirceu de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Eiras, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Dramaturgia: Dirceu de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Saravali e Virgílio Guasco | Operação de Vídeo: Presto Kowask | Sonorização: Felipe Macedo

Vídeo-Experimento Cênico

Atuação: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Dirceu de Carvalho, Felipe Macedo, Júlia Munhoz, Juliana Eiras, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Direção: Ana Carolina Salomão, Dirceu de Carvalho e Felipe Macedo | Poema: Bertold Brecht | Tradução e adaptação: Dirceu de Carvalho | Edição: Ana Carolina Salomão e Dirceu de Carvalho | Produção e Realização: Cia. Histriônica de Teatro

(Carta Campinas com informações de divulgação)