Em um dos momentos do depoimento do médico sanitarista e ex-diretor da Anvisa, Cláudio Maierovitch, e da microbiologista Natalia Pasternak na CPI da Covid, que ocorre hoje, 11 de junho, o senador Renan Calheiros perguntou se eles concordam com a afirmação da médica Luana Araújo durante a CPI de que os bons quadros técnicos do Brasil em geral não estão dispostos a trabalhar no governo Bolsonaro.

(foto jefferson rudy – ag senado)

Maierovitch respondeu que o que ele pode dizer é que muitos bons quadros técnicos que conhece não se disporiam a trabalhar nesse governo. “O que as pessoas falam é assim: eu não vou sujar meu nome, sujar o meu currículo, para trabalhar nesse contexto”, afirmou.

A microbiologista Natalia Pasternak completou: “trabalhar em meio a um ambiente negacionista, porque é um ambiente que não te dá autonomia necessária como cientista para seguir a ciência, muitos bons cientistas e bons técnicos não se sentem confortáveis para trabalhar num governo, onde sabem que eles não vão poder seguir a ciência, porque a ciência está sendo negada, está sendo atacada, justamente por esse próprio governo”.

Na sua apresentação, Natalia também disse que a cloroquina é uma mentira inventada pelo governo federal. “Cloroquina é uma mentira espalhada pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde e ela mata”, disse Pasternak, que apresentou telas de estudos científicos sobre a cloroquina.