Ser voluntário é…

.Por Roberto Ravagnani.

(foto rodolfo quinós – pxl)

Acreditar sempre que existe luz no fim do túnel.
Mais um resultado e desta vez positivo para o voluntariado brasileiro, acaba de sair o relatório 2020 da pesquisa do CAF – Charities Aid Foundation, onde 3 itens foram levantados em 114 países, sendo eles:
• Ajuda a estranhos
• Doação em dinheiro
• Doação de tempo (voluntariado)

O Brasil melhorou no índice geral, saltando para a posição 54 e no quesito voluntariado, houve também uma melhora significativa de 2 pontos percentuais, saltando para a posição 68 com aproximadamente 15% da população exercendo algum tipo de trabalho voluntário.
Estes números positivos são importantes pois em primeiro lugar mostra que o brasileiro não se deixou levar pela onda de pessimismo presente no ar, de forma compreensível, e continuou e levou mais gente para a frente de batalha do voluntariado, de fazer o bem sem se importar com tudo o que estava a sua volta.
Outra questão positiva é que o aumento de trabalhadores voluntário, se deu de forma orgânica, sem uma grande campanha de mídia como em 2001, que tivemos um aumento considerável, mas baseado em campanhas intensivas de mídia para que isto pudesse acontecer.
Este aumento espontâneo nos leva mais uma vez para o campo da preocupação, do descimento desordenado, sem preparo e sem mecanismos de apuração da eficácia e eficiência nos resultados e na seriedade com que estes trabalhadores vem desenvolvendo suas ações e a preocupação que deve ser crescente, com a legalidade de todos os trabalhadores voluntários, que em um futuro breve, notícias jurídicas não nos tragam prejuízos de imagem para uma função tão especial em nossa sociedade, que é o trabalho voluntário.
Construir uma imagem positiva dá muito trabalho, mas destruir é questão de minutos, pois os dados ruins são rapidamente propagados, na contramão dos dados positivos, que andam a passos lentos na divulgação geral.
Mas hoje temos o que comemorar, somos perto de 31.000.000 de pessoas pensando e fazendo o bem, ajudando a sociedade de forma incansável.
Parabéns voluntários, continuem contribuindo para o crescimento moral de nossa sociedade e façam disso um troféu e tragam amigos e familiares para fazer parte desta corrente maravilhosa de construção de um mundo melhor.
Vamos juntos, nós podemos e todos querem fazer deste mundo, um lugar melhor para todos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social, Global Friends of Volunteering (IAVE) e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br; @roberto.ravagnani