Os atores do Último Tipo receberão convidados ligados à defesa do meio ambiente para um bate-papo no canal do grupo no Youtube e no Facebook nos dias 4 e 5 de junho, após a exibição online do espetáculo cênico-musical “Rio que passa lá”. 

Nesta peça, o rio Tietê ganha corpo e voz de um viajante que segue em direção ao interior do estado de São Paulo. Nesse percurso, em diferentes paisagens, o rio segue pedindo socorro e revela as lendas e tradições da cultura popular do interior paulista que ganham vida na musicalidade e interpretação irreverente dos artistas do grupo Último Tipo.

“A gente escolheu exibir o espetáculo nesta primeira semana de junho e convidar pessoas ligadas a defesa do meio ambiente para chamar a atenção do público em geral sobre a importância da preservação das águas de nossos rios, do meio ambiente e da cultura em nosso país”,  explica Jara Carvalho, um dos fundadores do grupo Último Tipo.

Rio que passa lá (Foto: Samuel Lorenzetti)

Para essa montagem, o grupo Último Tipo pesquisou e colocou em cena as festas, danças, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o Samba-lenço, a Catira, o Cururu e o Encontro de batelões. Os materiais de cena, cenário e figurinos, como em todos os outros trabalhos do grupo, foram confeccionados com materiais descartados, prezando a reciclagem e o reaproveitamento. 

A produtora Wannyse Zivko destaca que o espetáculo e a participação nas conversas são uma excelente oportunidade para educadores trabalharem o tema meio ambiente com seus alunos de maneira interdisciplinar.

Arte e meio ambiente

No dia 4 de junho, o espetáculo será transmitido à 10h e o público acompanhará a conversa com Angela Podolsky, presidente do conselho da ONG Apaviva e militante ativista ambiental, que apresentará um panorama sobre a situação do rio Atibaia, que passa pelo município de Campinas e é responsável pelo abastecimento de 95% de sua população. 

Ainda no dia 4 de junho, será realizada uma segunda sessão às 16h. O convidado para o bate-papo será Edgar W. Santos, escritor, editor e gestor público. Ele coordenou a implantação de políticas de desenvolvimento local sustentável em diversos municípios paulistas, incluindo a capital. 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a exibição do espetáculo será às 20h e os atores do Último Tipo receberão como convidados o arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo Luiz Campos Jr. Juntos, eles fundaram o Rios & Ruas – um projeto que revela a presença de rios e riachos vivos sob as cidades e estimula a necessária transformação da percepção dos cidadãos a respeito de suas realidades urbanas, para que vejam e queiram nossos rios limpos e livres. Em  parceria com o Estúdio Laborg, produziram a exposição Rios Descobertos que durante dois anos percorreu diversas unidades do SESC-SP, entre elas Vila Mariana, Pinheiros, Carmo, Piracicaba, Campinas e Jundiaí.

Essas três exibições e lives com os ambientalistas encerram o projeto que começou com outras quatro transmissões em maio. Essa programação foi uma realização do Último Tipo e produção executiva de Wannyse Zivko, da Arte & Efeito, por meio do edital emergencial ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – ProAC LAB 38/2020, com recurso advindo do Governo Federal, através do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

4/6 às 10h – Convidada: Angela Podolsky, presidente do conselho da ONG Apaviva

4/6 às 16h – Convidado: Edgar W. Santos, escritor, editor e gestor público

5/6 às 20h – Convidados: José Bueno e Luiz Campos Jr, fundadores do Rios & Ruas

Onde assistir:

Canal Youtube Último Tipo: www.youtube.com/ultimotipo

Página Facebook Último Tipo:  https://www.facebook.com/grupoultimotipo

Ficha técnica – Rio que passa lá

Texto: Velu Carvalho

Direção: Déo Piti

Direção de Atores: Newton Murce

Preparação Corporal: Renata Oliveira

Figurinos: Déo Piti

Cenário: Último Tipo

Iluminação: André Salvador

Músicas: Déo Piti e Jara Carvalho

Ilustrações: Roni

Fotografia: Samuel Lorenzetti

Captação de Áudio: Estúdio PH Mix (Téo e Anselmo Carvalho)

Filmagem: Dinho Bomfim e Helder Bernal (Lumen Studio)

Identidade Visual: Communitas Comunicação

Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias Digitais: Cecília Gomes e Mariana Gomes

Produção Executiva: Arte & Efeito (Wannyse Zivko)

Realização: Último Tipo

(Carta Campinas com informações de divulgação)