A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os dias 25 e 29 de maio, a série trata dos assuntos Limites da Lucidez, na terça (25/05); A Arte Digital e os NFTs: Uma Nova Forma de Colecionismo nas Artes Visuais? na quinta (27/05); e no sábado (22/05), encerrando a semana de debates, traz o lançamento do livro “Lina: uma biografia” (Editora Todavia), do escritor Francesco Perrotta-Bosch. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

Os famosos cavaletes de vidro, projetados por Lina Bo Bardi, que é uma das homenageadas da edição de 2021 da Bienal de Arquitetura de Veneza (Foto: Paolo Gasparini Instituto Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, 1968)

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

25 de maio, terça-feira
Limites da Lucidez

Para marcar o lançamento do catálogo “Limites da Lucidez”, projeto realizado pelo Sesc Ribeirão Preto com o objetivo de evidenciar a temática das demências na velhice, o debate reflete sobre o Alzheimer e as questões que o permeiam, como a convivência, a arte e a comunicação. O projeto Limites da Lucidez aconteceu entre os meses de novembro de 2019 e março de 2020, como parte dos ciclos temáticos desenvolvidos em conjunto com a Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, que tratam de temas sensíveis ao envelhecer, assuntos considerados difíceis, tabus. Dentro do projeto, ocorreram diversas atividades, como espetáculos teatrais, filmes, vivências, palestras e bate-papos, abrangendo os diferentes assuntos que compõem a temática.

Participantes:

Claudia Alves – criadora do canal “O Bom do Alzheimer” (YouTube).

Cristiane Pomeranz – arteterapeuta, mestre em Gerontologia Social e idealizadora do “Faça Memórias”, programa que faz uso da obra de arte como estímulo cognitivo e reflexivo.

Lina Menezes – coordenadora do “Tudo sobre Alzheimer” e do Grupo de Referência em Alzheimer (GRAz) para a elaboração e aprovação da Lei Alzheimer no Município de São Paulo.

Mediação e apresentação:

Natália Lemes Araújo – mestra em Teatro pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris) e animadora cultural do Sesc Ribeirão Preto .

27 de maio, quinta-feira
A Arte Digital e os NFTs: Uma Nova Forma de Colecionismo nas Artes Visuais?

NFT ou Non-fungible token (“token não fungível”, em tradução livre para o português) são identificadores únicos de propriedade de objetos físicos e não físicos, como no caso da arte digital. Tudo isso existe dentro do mundo do blockchain, um sistema que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas – ou moedas digitais. No bate-papo, os convidados falam sobre o potencial transformador dessa tecnologia e suas possíveis implicações no mercado das artes visuais.

Participantes:

Ana Letícia Fialho – gestora cultural e pesquisadora, especializada no mercado de arte, economia da cultura e políticas culturais.

Gustavo Perino – bacharel em peritagem e avaliação de obras de arte. É membro do ICOM Brasil e fundador da Givoa Art Consulting (Argentina-Brasil).

Marcello Dantas – formado pela New York University, é membro do conselho de várias instituições internacionais e mentor de artes visuais do Art Institute of Chicago.

Apresentação e mediação:

Mariana Queiroz Fernandes – mestre em Estudos Culturais (USP), integra a equipe de programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

29 de maio, sábado
Lançamento de “Lina: uma biografia”

O debate marca o lançamento da obra “Lina: uma biografia” (Editora Todavia), escrita por Francesco Perrotta-Bosch. O livro apresenta a história da arquiteta italiana Lina Bo Bardi (1914-1992) que se afeiçoou à cultura brasileira de tal maneira que se tornou uma de suas principais intérpretes. Lina projetou o Masp e o Sesc Pompeia, ambos em São Paulo, e o Solar do Unhão, em Salvador.

Participantes:

Danilo Santos de Miranda – filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural. Diretor Regional do Sesc (Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo). Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Francesco Perrotta-Bosch – ensaísta, crítico, arquiteto e autor de “Lina: uma biografia” (Editora Todavia, 2021).

Mediação:

Marta Bogéa – professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/USP e vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Apresentação:

Giovanna Togashi – doutora em Ciências pela USP São Carlos e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)