O Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (Lab. Drama/ UNICAMP) apresenta a leitura dramática da adaptação do texto “Ponto de Partida”, escrito por Gianfrancesco Guarnieri em 1976, com músicas de Sérgio Ricardo. A estreia acontecerá no dia 18 de maio, às 19h, através do canal no YouTube do LabDrama. Após a transmissão, o vídeo continuará disponível para acesso.

A dramaturgia apresenta uma aldeia, onde um poeta é encontrado sem vida no centro de uma praça. Para saber se a morte é fruto de um suicídio ou de um assassinato, um inquérito se inicia. Os que investigam o caso, no entanto, podem estar envolvidos com a causa da tragédia. A peça é uma metáfora da ditadura militar brasileira e faz alusão à morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado sob torturas e maus tratos nas dependências do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante a ditadura militar.

(Imagem: Divulgação)

“Sob o impacto da morte de Vlado escrevi ‘Ponto de Partida’. Intuía ser aquele momento decisivo para a derrocada do regime militar. Motivado não só pela dor e indignação mas, particularmente, pela urgência de alardear o que se passava conosco, com nosso país e com os melhores de nossa sofrida gente. Amordaçados pela censura, éramos obrigados a descobrir caminhos que nos permitissem a expressão sem colocar em perigo a obra e a nós mesmos. Impedidos de escrever sobre a realidade presente, classifiquei a peça como ‘fábula’, na acepção de narração de coisas imaginárias, ficção.” (depoimento concedido por Gianfrancesco Guarnieri à Fundação Perseu Abramo em 2006. Disponível em: https://fpabramo.org.br/2006/04/17/a-palavra-dos-artistas-por-gianfrancesco-guarnieri/. Acesso em: 06 mai 2021.)

Emaranhada pelo período terrível em que foi escrita, a peça é um reflexo de uma época que não pode ser esquecida. Pois esquecida, corre o risco de ser repetida. Estudar “Ponto de Partida” é um ato de reverência aos artistas que, mesmo em um período tão inóspito como o da ditadura, continuaram fazendo teatro e tratando de temas políticos – utilizando as ferramentas que tinham no momento (códigos, metáforas).

O evento contará com a transmissão do filme da leitura produzido por alunos da graduação em Artes Cênicas da Unicamp. A produção tem caráter pedagógico, é realizada sem fins lucrativos e respeitou o isolamento social. Trata-se de uma ação resultante da pesquisa de iniciação científica “A encenação de Ponto de Partida de 1976: um estudo dos elementos épicos brechtianos”, desenvolvida por Marco Pedra, com orientação da Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves Catalão e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Leitura dramática da peça “Ponto de Partida”, Gianfrancesco Guarnieri
18/05, às 19h, no Youtube do LabDrama
(https://www.youtube.com/channel/UCSztv5LmTmMJPffofm_i_uQ)
Ficha técnica:
Elenco: Chiara Lazzaratto, Danielly Cordeiro, Geovana Mangiavacchi, João
Portela, Lígia Andrade e Mariana Procopio.
Direção: Marco Pedra
Adaptação Musical: Mariana Yamada
Produção: Geovana Mangiavacchi e Marco Pedra
Agradecimento: Giovanna Naso

(Carta Campinas com informações de divulgação)