Quem entrar no Instagram no endereço @subsololaboratoriodearte já pode ver a exposição virtual “Cerâmica & Livro de Artista”, sob a curadoria de Andrés I. M. Hernández, que traz obras de arte produzidas por 18 artistas visuais de diversos estados do país que trabalham a cerâmica como modalidade artística contemporânea.

A partir de um curso online, realizado no último mês de março, com o curador e professor em Artes Visuais Andrés I. M. Hernández, os artistas produziram seus manifestos visuais com a proposta de trabalhar o Livro de Artista, um tipo de obra de arte que instiga o artista a retirar o objeto “livro” de seu lugar para transformá-lo em uma obra de arte.

Obra de Leandro de Araújo Moura – Marreta, 2020 (Foto: Estúdio OnzeOnze)

“O curso teve como objetivo mostrar para os artistas o conceito da cerâmica expandida, alçando ela à modalidade artística contemporânea. Ou seja, como agentes culturais, pretendemos provocar o artista para que ele veja que é possível fazer da arte, desde a cerâmica, uma ferramenta mutável e sólida na divulgação de pesquisas artísticas que, adaptadas às situações (a)temporais, consolidem seu papel em todos os momentos da vida e ajudem na instrução e posicionamento crítico do ser humano”, enfatiza Hernández.  Durante as aulas, os artistas puderam discutir sobre os conceitos de injúria e o sublime que o Livro de Artista ajuda a pensar, sobre a harmonia dissonante e os embates entre a matéria, a forma, a intenção, os contextos (políticos, sociais e culturais), as colaborações nesses processos que têm como ápice discursivo a exposição virtual das obras agora apresentadas.

A mostra conta com a participação de duas artistas visuais de Campinas, Ana Almeida e Norma Vieira, que se apropriaram da argila para expressar suas pesquisas com muita propriedade. Também estão presentes artistas de Goiás, Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro, entre outros, graças às reuniões virtuais que permitem que as pessoas de diversas partes do mundo troquem experiências e se conheçam.   

Obra de Bernardete Merino – Da série Grande Sertão Veredas, 2020-2021 (Foto: Bernardete Merino)

É também com essa intenção que o curador anuncia o lançamento em 28 de maio, Dia do Ceramista, do projeto editorial “Transgressões Cerâmicas” que envolveu diversas ações além do livro, como cursos, workshops, consultorias artísticas e pesquisas. Hernández explica que o projeto foi desenvolvido por quatro pessoas, entre curador, produtor cultural, designer e ceramista, a partir do segundo semestre de 2020. “E culminará com seu lançamento. Nele, o público terá a oportunidade de ver uma infinidade de possibilidades artísticas a partir da cerâmica em uma produção que irá surpreender, assim como eu fui surpreendido ao conhecer a vasta produção dos artistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai, entre outros países que participam do livro”.

Obra de Norma Vieira – Crisálida IV, 2020 (Foto: Tácito Carvalho e Silva)

O Subsolo-Laboratório de Arte reafirma sua posição como agente cultural no campo da arte ao incentivar e fomentar cada ação e atividade artística, inclusive, ao oferecer oportunidades a estudantes ligados à arte de fazerem parte dos seus projetos; como é o caso da estudante de Designer, Vitória Amalfi, que desenvolveu o designer da exposição virtual no Instagram.  

(Carta Campinas com informações de divulgação)