(foto fernando frazão – ag brasil)

Um estudo da Universidade Federal Fluminense, que analisou mais de 11 mil ações da polícia do Rio de Janeiro de 2007 até agora, mostra que quase 100% das operações são ineficazes. Ou seja, é um brutal projeto de inépcia geral e irrestrita. Uma enorme quantidade de recursos públicos aplicado de forma intencional, persistindo no erro, para afundar o país na incompetência administrativa, política e social.

Reportagem do Fantástico afirma que o resultado é um desconcertante raio-x da ineficiência policial. “O estudo definiu três critérios de eficiência: motivação bem definida, baixo número de mortos e feridos e grandes apreensões de armas, drogas, dinheiro e produtos do crime. A conclusão: apenas 1,7% de todas as operações analisadas foram consideradas eficazes”.

No caso da chacina do Jacarezinho, a polícia diz ter feito uma investigação que durou mais de dez meses. O saldo das apreensões incluiu seis fuzis, 15 pistolas e munição antiaérea.

A reportagem ouviu relatos de moradores e conversou com analistas e entidades de direitos humanos. Para esses especialistas, os próprios policiais, como no caso de André Frias, que morreu na operação de Jacarezinho, acabam sendo vítimas de operações mal planejadas.

No Brasil, policiais matam, são mortos e se suicidam para manter a desigualdade social.