Com 100 por cento das urnas apuradas, os setores progressistas concentram a maioria dos membros da Assembleia Constituinte que fará a redação da nova Constituição e vai enterrar o texto herdado da ditadura de Augusto Pinochet.

(foto mediabanco agencia – ccl)

De acordo com os resultados do Serviço Eleitoral (Servel), os independentes obtiveram 48 cadeiras, as listas de esquerda adicionaram 52 (27 da Dignidade de Aprovação e 25 da Lista de Aprovação) e o partido no poder que foi apresentado na lista denominada Vamos por Chile , atingiu 38.

Com estes resultados parciais, os partidos políticos tradicionais foram os grandes derrotados, conseguindo uma representação muito inferior à expressa nas pesquisas de opinião.

Os independentes são cidadãos que defendem o meio ambiente, a educação, a justiça social, saúde e feminismo, que apresentaram sua candidatura para assumir o desafio de integrar a Convenção Constitucional. Esta é a primeira vez na história política chilena que pessoas fora das estruturas tradicionais dos partidos políticos podem se candidatar.

Os resultados dessas eleições deixam claro que a força eleitoral dos independentes é muito maior do que o esperado, confirmando o esgotamento da maioria dos chilenos para a classe política conservadora.

O sucesso dos setores progressistas está ligado aos protestos sociais de outubro de 2019 exigindo uma mudança constitucional.

No calor da revolta social, em novembro de 2019, as forças políticas anunciaram um acordo para convocar um plebiscito para decidir sobre a mudança da Constituição, que finalmente foi realizado em 25 de outubro de 2020.

A anterior Carta Magna, elaborada durante a ditadura de direita de Pinochet (1973-1990), é considerada a origem das desigualdades sociais no Chile com um Estado fraco em direitos sociais. (Da Telesur)