O violeiro e compositor Paulo Freire estreia, no dia 13 de abril às 20h, o show Viola, Rosa e Sertão em suas redes sociais e na plataforma de transmissão ao vivo Zoom. A inspiração para este espetáculo vem do Sertão do Urucuia, mesma região que inspirou João Guimarães Rosa em seu romance “Grande Sertão: Veredas”.  O público poderá conferir seis apresentações desta produção que está sendo realizada com o incentivo do Programa de Ação Cultural através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), via Lei Aldir Blanc direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

(Foto: Isabela Sanatore)

Durante os dois anos que passou no Sertão do Urucuia, Paulo aprendeu toques de viola com Manoel de Oliveira, conhecido como mestre Manelim (1935 -2020). O violeiro retornou por diversas vezes à região, principalmente nas épocas de Folias de Reis. Essas vivências em um Brasil profundo, com mestres, cantadores e contadores transformaram a vida e as criações de Paulo Freire e poderão ser sentidas neste espetáculo que mescla músicas autorais, os toques de viola, causos e a literatura. 

Viola caipira em Rio Abaixo 

Com sua viola de dez cordas, conhecida como viola caipira, com a afinação típica do sertão do Urucuia, a “Rio Abaixo”, Paulo Freire apresenta um repertório de canções de domínio público para as danças de lundu e quatro, suas composições a partir de seu aprendizado no sertão (Mosquitão, Seca, Manoelzão, Buritizal, Suíte da Lagartixa, Seu Teó), além dos toques aprendidos no Urucuia: papagaio, inhuma, rio abaixo, sapo e o veado, lagartixa, que são a tradução de como o sertanejo observa a natureza para o ponteado de viola instrumental. O público poderá conferir os mistérios do sertão, que incluem histórias envolvendo os violeiros pactários, na versão de Paulo Freire. 

Vídeo-espetáculo com interações ao vivo 

A produção optou pelo formato que mescla execução de músicas e causos gravados para garantir a qualidade sonora com a realização de interações ao vivo com o público de cada sessão. No total, serão seis transmissões pela plataforma Zoom para 85 pessoas que poderão, além de acompanhar o show, interagir com o violeiro ao final do espetáculo.  

Para cada dia, Paulo Freire lança um tema diferente para este momento interativo, relacionado às suas pesquisas, referências e experiências ao longo de sua trajetória artística. O público interessado em acompanhar as apresentações pelo Zoom deve se inscrever em: www.violarosaesertao.com.br indicando em qual data deseja assistir. 

A mesma apresentação da sala Zoom será transmitida no Facebook (https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro) e Youtube (https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro) de Paulo Freire e as perguntas enviadas nessas redes sociais serão transmitidas pelos mediadores do Zoom. 

O espetáculo Viola, Rosa e Sertão tem duração aproximada de 1h30, vídeo espetáculo gravado (com tradução em libras) e interação ao vivo com o público. Durante o show, ilustrações de Pevê Azevedo, criadas especialmente para este projeto, também inspiradas no universo de Guimarães Rosa com temas do sertão que aparecerão em alguns momentos do vídeo-espetáculo. Os conteúdos gravados veiculados no show terão tradução em libras. 

Show de Paulo Freire: Viola, Rosa e Sertão 

Dias: 13/04, 15/04, 20/04, 22/04, 27/04 e 29/04  às 20h 

Onde:  

Para assistir na sala Zoom – Inscrição: www.violarosaesertao.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/paulofreirevioleiro 

Youtube: https://www.youtube.com/paulofreirevioleiro 

Temas das interações ao vivo:

13/4O diabo na rua, no meio do redemoinho – a presença do diabo no mundo da viola e no sertão de Guimarães Rosa.

15/4Mestres do Sertão – mestres violeiros, seus ensinamentos, aprendizado de viola no vale do Urucuia.

20/4Preparação para a viagem – os encontros com Roberto Freire, Ariano Suassuna, Maureen Bissiliat, Antônio Madureira. Itinerário até chegar no sertão. 

22/4 – Ética nas pesquisas de campo – como retribuir ao sertanejo todos os ensinamentos, em formas de discos, filmagens, acompanhamento de suas obras, créditos e pagamentos. 

27/4A influência dos escritores: Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Mário de Andrade, Paulo Freire na viagem de descobertas pelo Brasil profundo. 

29/4Rosa, Viola e Sertão nos dias de hoje, como o mundo contemporâneo está agindo no sertão e em suas manifestações culturais. 

Ficha técnica de Viola, Rosa e Sertões 

Criação e atuação: Paulo Freire 

Produção: Pi Aranha  

Captação, edição de Vídeos e Direção de Lives: Guilherme Aranha  

Captação de vídeo e cenografia: Laura Freire  

Ilustrações: Pevê Azevedo 

Designer gráfico e Administração redes sociais: Fernando Ito 

Assessoria de imprensa: Cecília Gomes  

Site: Pedro Henrique Perez 

(Carta Campinas com informações de divulgação)