.Por Roberto Ravagnani.

Um grande exemplo de interferência positiva na sociedade do trabalho voluntário são os Bombeiros. Mais de 90% do serviço de Bombeiro no mundo é civil, maior parte voluntária. Na Alemanha a grande maioria dos bombeiros são voluntários. Existem cerca de 1.041.978 bombeiros voluntários espalhados em mais de 24 mil volunteer fire departments em todo o país. No Canada existem cerca de 85 mil bombeiros voluntários espalhados em 3 mil volunteer fire departments no país.

(foto adan caceres – pxl)

No Chile todos os bombeiros do Chile são voluntários. Ser bombeiro no Chile é uma mistura de adrenalina e humanidade. Voluntários que renunciam a suas vidas normais para ouvir o som da sirene do caminhão. Todos os 40 mil voluntários chilenos têm emprego regular ou são estudantes, 4 mil são mulheres. Há também aposentados que ainda combatem incêndios ou ajudam em questões administrativas. Meninos a partir de 12 anos podem começar a treinar em brigadas mirins para se tornarem plenos Bombeiros ao completar 18 anos. No Chile, país onde foi registrado o maior tremor de terra do planeta, com 9,5 graus, 100% dos bombeiros são voluntários e mesmo assim o país tem cerca de 2,2 bombeiros para cada mil habitantes, enquanto no Brasil a proporção é de 0,5 bombeiro para cada mil habitantes. Nos Estados Unidos, voluntários compreendem 70% dos bombeiros nos Estados Unidos que somam 1.103.300.

As comunidades atendidas por bombeiros voluntários dependem destes para atender grande variedade de emergências todos os dias, incluindo incêndios, atendimentos médicos de emergência, ataques terroristas, desastres naturais, salvamentos na água, emergências em alturas e em espaços confinados e os demais serviços próprios de Bombeiros.

O Japão possui 3.598 Corpos de Bombeiros Voluntários abrigando 920 mil bombeiros voluntários e 155 mil bombeiros profissionais. Em Portugal mais de 90% dos 30 mil bombeiros portugueses são voluntários. Estima-se que as associações de bombeiros voluntários surgiram em Portugal há 650 anos. A Liga dos Bombeiros Portugueses declarou em 2016 que o orçamento do Estado para bombeiros é insuficiente para manter corpos de bombeiros profissionais e que, com o orçamento atual, não daria para manter sequer dois deles.
E no Brasil o serviço de bombeiros é exercido em grande maioria das vezes por meio de Corpos de Bombeiros Militares ligados ou não às respectivas polícias militares dos estados ou do Distrito Federal, contudo apenas 14% dos 5.570 municípios têm Corpos de Bombeiros Militares com isso algumas cidades optaram pelo serviço de Bombeiros Civis Profissionais ou Voluntários. Hoje existe aproximadamente 50 cidades no Brasil que mantem corporações de bombeiros voluntários. Em Santa Catarina, os Bombeiros Voluntários de Joinville, criado em 1892, são a mais antiga corporação civil de bombeiros no Brasil, com mais de 120 anos. Uma grande oportunidade de resolver um problema grande para milhares de cidades e de oportunidade para milhares de vagas de trabalho voluntário.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social, Global Friends of Volunteering (IAVE) e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br