Reduzir a pobreza e a desigualdade é a melhor maneira de combater o crime, afirmou o chefe de polícia Andy Cooke, do condado (estado) de Merseyside, região da cidade de Liverpool. Ele está pedindo mais dinheiro para áreas sociais para impedir as tentativas dos criminosos de recrutar pessoas em situação de privação.

Andy Cooke (foto de

Uma entrevista excepcionalmente franca, relata o The Guardian, foi dada pelo policial experiente e que está para se aposentar. “Se recebesse 5 bilhões de libras para reduzir o crime, colocaria 4 bilhões no combate à pobreza e apenas 1 bilhão na aplicação da lei. Cook está dizendo o que inúmeros estudos e dados científicos já mostram há muito tempo, mas o Brasil insiste em fazer o contrário. Políticos de direita e extrema-direita insistem em reduzir o entendimento da criminalidade para gastar bilhões em segurança de forma ineficaz e inútil. Há uma indústria de segurança interessada nos recursos do Estado e que se beneficia do aumento da criminalidade ou pelo menos do enfrentamento ineficiente contra o crime.

No Brasil, a desigualdade social faz o país ser recordista mundial de homicídios.

“A melhor prevenção ao crime é aumentar as oportunidades e reduzir a pobreza. Essa é a melhor maneira de reduzir o crime. Portanto, é necessário haver financiamento substancial para a infraestrutura de nossas cidades do interior e nossas áreas mais carentes. Por que as pessoas se envolvem em crimes e crimes graves? É porque as oportunidades de ganhar dinheiro em outro lugar não estão lá para eles. E nunca mais do que em nossas cidades do interior e em nossas áreas mais difíceis de policiar. Precisamos reduzir essa privação e a escala de privação que vemos em algumas de nossas comunidades, porque se você der às pessoas uma alternativa viável, nem todos, mas muitos a aceitarão”, afirmou ao The Guardian.