O #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e de dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As transmissões permanecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo , exceto a apresentação para crianças, no sábado, que ocorre às 15h .

Em conformidade ao anúncio do Governo de São Paulo que reclassificou todo o estado para a fase de transição da quarentena, a qual flexibiliza regras e libera a retomada de alguns setores da economia, mas atividades culturais só a partir de 24 de abril, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

Terça-feira é dia de instrumental dentro da programação do Música #EmCasaComSesc, que nesta semana, em 20/04, recebe o pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão, direto de Belo Horizonte. A apresentação “Túlio Mourão – 50 Anos” celebra a trajetória do artista e conta com a participação do acordeonista mineiro Célio Balona. O show é formado por músicas autorais e por parcerias do pianista com outros artistas, por composições do grupo Clube da Esquina, além de obras de “Barraco Barroco” (2020), o mais recente disco de Túlio. O repertório reúne músicas como “Pitágoras” (Túlio Mourão), “A Saga Ibérica” (Túlio Mourão), “Encontros e Despedidas” (Milton Nascimento/Fernando Brant) e “O Trem Azul” (Lô Borges/Ronaldo Bastos). Mineiro de Divinópolis, Túlio Mourão integrou o grupo Os Mutantes, na fase do rock progressivo, e fez parte da banda de nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso e Ney Matogrosso. Durante a apresentação, o pianista interage com o público respondendo perguntas e comentários enviados pelo chat do YouTube. Classificação indicativa: Livre.

Túlio Mourão (Foto: Carol Reis)

Na quarta-feira (21/04), a atriz Nicole Marangoni apresenta no Teatro #EmCasaComSesc o monólogo “EU|TELMA”, direto de São Paulo. O espetáculo, com concepção geral, direção, dramaturgia e atuação de Nicole, mescla depoimentos ficcionais e autobiográficos que permeiam a temática da morte. A partir de uma experiência particular (os cuidados de fim de vida de seu pai), a atriz desenvolve a narrativa ficcional de Telma, uma cuidadora de idosos que perdeu a mãe prematuramente e vive com seu pai jardineiro. Em ambos os planos narrativos, as personagens se encontram num instante de fragilidade e vulnerabilidade, porém, sem deixar de trocar benquerença e carinho com quem está partindo. A obra busca ressignificar o conceito da morte. Após a exibição, acontece um bate-papo com Nicole Marangoni, sendo a mediação da pesquisadora Naiene Sanchez Silva. Classificação indicativa: 16 anos.

Eu Telma (Foto: Rafael Latorre)

Quinta-feira (22/04), o Dança #EmCasaComSesc recebe Djalma Moura, artista da dança e diretor do Núcleo Ajeum, com o solo “Oxalá, bailarino”, direto de São Paulo. O processo da obra surge em meio a tentativas de se manter consciente sobre a realidade do mundo em que vivemos, dialogando com a busca de equilíbrio entre calma e conflito. Inspirado na divindade africana Oxalá – a primeira a dançar na terra -, “Oxalá, bailarino” traz na construção de sua gestualidade o exercício da paciência, da calma e da criatividade enquanto proposição para uma solidariedade dos sentidos, que reelabora modos de ser e de estar em situações de conflito mental, físico e espiritual. O movimento para gerar a paciência reverbera na musicalidade que, por consequência, pode gerar calma ou conflito. Ambos os sentidos dotados de bruta criatividade e flexibilidade. O que pode o bailarino alado dançar para equilibrar os sentidos? Após a exibição, acontece um bate-papo com Djalma Moura, que responde às perguntas enviadas pelo público no chat do Youtube e aborda o processo criativo do Núcleo Ajeum, que resultou no documentário “AJEUM: do preparo à partilha”. Classificação indicativa: 14 anos.

Oxalá, bailarino (Foto: Erico Santos)

Agenda de 20 a 22 de abril:

20/04, terça-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Túlio Mourão em “Túlio Mourão – 50 Anos” | Participação: Célio Balona (acordeom)
Classificação indicativa: Livre

21/04, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Nicole Marangoni em “EU|TELMA”
Classificação indicativa: 16 anos

22/04, quinta-feira, 19h
Dança #EmCasaComSesc
Djalma Moura em “Oxalá, bailarino”
Classificação indicativa: 14 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)