Em São Paulo – Na mostra “Enciclopédia Negra”, com início em 24 de Abril, a Pinacoteca de São Paulo exibirá os retratos de 120 personalidades negras da história brasileira criados por 36 artistas negros contemporâneos. As obras foram produzidas para ilustrar o livro de mesmo nome, lançado em 30 de março pela Companhia das Letras.

O projeto, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, traz 417 verbetes sobre personalidades históricas e anônimas cujas atuações se destacaram ao longo de quatro séculos de Brasil, em um trabalho de resgate da memória daqueles que foram apagados pelo racismo e pelo colonialismo que levou mais de seis anos para ser finalizado.

Entre os artistas convidados a colaborar com o livro estão nomes como Antonio Obá, Ayrson Heráclito, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Michel Cena7, Mônica Ventura, Nadia Taquary, Rodrigo Bueno e Sônia Gomes, que trouxeram suas referências artísticas e experiências pessoais para os retratos.

Título: Justina Maria do Espírito Santo
Técnica: Acrílica e spray sobre tela – 50 x 80 cm.
Obra feita por Michel Cena7 para o “Enciclopédia Negra”

Michel Cena7, por exemplo, buscou inspiração nas pessoas negras que o cercam ao personificar em amigos e amigas a imagem das figuras históricas, criando uma representação mais humanizada de seus legados. Liberata, mulher escravizada que entrou em uma batalha judicial para conseguir sua alforria com êxito, e posteriormente tentou sem sucesso libertar também seus dois filhos, é personificada na amiga Carla, junto à sua mãe e seu irmão. Entre as cinco obras que criou para o projeto há também um autorretrato, onde Cena7 representa o artista escravizado Antônio Teles, que pintou esculturas e desenhos no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

A exposição fica em cartaz até 11 de outubro, quando as obras serão incorporadas ao acervo da Pinacoteca. Esta é parte de uma série de ações recentes do museu que abriga a maior coleção de retratos do país, em busca de uma maior diversidade e representatividade em sua coleção.

Redes sociais: 

Facebook: http://pt-br.facebook.com/PinacotecaSP/

Instagram: http://www.instagram.com/pinacotecasp/

Site: http://pinacoteca.org.br/

“Enciclopédia Negra”

Local: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Abertura: 24/04/2021

Visitação: 24/04 a 11/10/2021

Horário de visitação: Quarta a segunda-feira, das 10 às 18h. Agendamento de visita através do site oficial da Pinacoteca de São Paulo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)