O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira, 15 de maio e julgou ilegal a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar casos contra o ex-presidente Lula. Com isso, o Lula recupera seus direitos políticos e poderá participar das próximas eleições.

Lula foi perseguido pelo sistema judicial brasileiro por vários anos, principalmente pela equipe de procuradores da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro, que tinham interesses políticos e ideológicos na perseguição ao ex-presidente. Mensagens da operação Spoofing revelaram a trama dos procuradores e do juiz. A perseguição acabou levando o Brasil ao caos econômico e sanitário com o governo tresloucado de Jair Bolsonaro. Lula passou 580 dias preso.

(foto ricardo stuckert – il)

Com a decisão, o ex-juiz Sergio Moro, já declarado suspeito pelo Supremo, não poderia ter julgado os processos contra Lula. A decisão anula as sentenças de Moro e do TRF-4 contra Lula.

A rigor, o julgamento foi interrompido em 4 a 1 pela incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba. Os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, no entanto, anteciparam seus votos. O placar, então, estabeleceu-se em 7 a 1. O único voto para condenar Lula foi do ministro indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques.