O Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (LabDrama) realiza nos dias 05, 11 e 25 de maio, das 20h às 22h, a Oficina de Projetos “João Cândido em Investigação”. A partir do desenvolvimento do projeto de longa-metragem “João Cândido – A história do Almirante Negro”, vencedor do edital PROAC 2019, os autores Samir Cheida e Guilherme Freitas ministrarão uma oficina voltada para o desenvolvimento de projetos de dramaturgia.

Como recorte, serão incentivados projetos com personagens históricos e negros, como é o caso de João Cândido.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 17 e 27 de abril, através do site do LabDrama (https://www.iar.unicamp.br/labdrama/). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

João Candido (Imagem: Divulgação)

“Cândido, a história do almirante negro” é um filme biográfico baseado na vida de João Cândido, o marinheiro filho de escravos que em 1910 liderou um motim no Rio de Janeiro contra os altos oficiais que ainda castigavam os negros da Marinha como nos tempos da escravidão: com chibatadas. “Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podemos mais suportar a escravidão na Marinha brasileira.” O ultimato de João Cândido para o presidente sintetiza o que estava em jogo durante a Revolta da Chibata: o problema racial no Brasil. O motim acontece 22 anos depois da abolição da escravatura e reflete uma sociedade que ainda não havia solucionado diversos problemas sociais e políticos.

João foi traído pelo presidente Hermes da Fonseca, que prometeu anistiar os marinheiros pelo fim do motim. O líder da revolta da chibata foi preso, expulso da marinha, mas até o fim da vida continuou lutando contra a desigualdade racial.

Da mesma maneira que a história de João se tornou um projeto de longa-metragem, o objetivo da oficina é ajudar os dramaturgos a criar projetos a partir de fatos históricos. Revisitar a história do Brasil em busca de personagens e fatos que possam se transformar em dramaturgia.

Com a estruturação das narrativas, os alunos da oficina poderão dar os primeiros passos para criar projetos que possam ser inscritos nos principais editais de cultura do país, e assim, aprender ferramentas para tirar os projetos do papel e concretizar com o apoio dos editais.

“Oficina de Projetos – João Cândido em Investigação”, com Samir Cheida, Guilherme Freitas e Henrique Samet
Encontros dias 05, 11 e 25 de maio, das 20h às 22h
Inscrições: 17 e 27 de abril, através do site do LabDrama
(https://www.iar.unicamp.br/labdrama/). As vagas serão preenchidas por ordem de
inscrição.

(Carta Campinas com informações de divulgação)