(fonte painel covid – congresso em foco)

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) fez até agora o melhor trabalho no combate à pandemia de Covid-19 e obteve a menor taxa de mortalidade pela doença a cada 100 mil habitantes, segundo levantamento do Painel-Covid-19, do Congresso em Foco. O MA teve 91 mortes por 100 mil habitantes com os dados registrados até 10 de abril de 2021.

(foto divulgação – secom)

O segundo estado com menor taxa de mortalidade é a Bahia, governada por Rui Costa (PT), que teve 110 mortes a cada 100 mil habitantes. O terceiro lugar está Alagoas, governada por Renan Filho (MDB).

Os três estados pertencem à região Nordeste, onde Jair Bolsonaro (sem partido) teve menor quantidade de votos nas eleições presidenciais de 2018.

Um levantamento divulgado pelo economista Marcio Pochmann mostra uma forte relação entre os estados que votaram em Bolsonaro e o alto número de mortos por Covid-19. Nesse caso, a participação da população também foi importante no combate à pandemia. O Nordeste, por exemplo, é a região que deu menos votos para Bolsonaro e a que tem menor taxa de mortalidade.

Depois do Maranhão, Bahia e Alagoas vem Pará e Minas Gerais, mas houve grande suspeita de subnotificação em Minas Gerais, logo no início da pandemia.(LINK)

Bolsonaro tem boicotado ações de governadores e prefeitos para evitar a disseminação da pandemia, foi contra o uso de máscara, saiu várias vezes sem máscara em aglomeração, atrasou e boicotou a compra de vacinas e chegou a entrar na Justiça para impedir medidas sanitárias. Uma doideira mortal.

Veja abaixo a relação entre mortos e votos em Bolsonaro:

(fonte marcio pochmann -twitter)