A exposição Mãe Preta, da dupla de artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, retomou a abertura para visitação no último sábado (24), no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo. A mostra, que segue até o dia 8 de maio, é parte da programação do XII Festival Hercule Florence e faz uma reflexão sobre imagens da maternidade negra em arquivos históricos e a luta dessas mulheres contra o racismo e a violência. Além da exposição, uma Live no dia 1º de maio, às 11h, vai discutir a importância dessas representações. Além de Isabel, a iniciativa terá como convidadas Alessandra Ribeiro, historiadora e doutora em urbanismo pela PUC Campinas e diretora da Casa de Cultura Fazenda Roseira (onde ficou parte do acervo da exposição), e Andrea Mendes, artista e presidente do Conselho de Cultura de Campinas.

(Foto: Tatiana Ribeiro)

“É importante destacar que ao longo da exposição, houve outras lives e filmagens, como as do grupo CantaVento e dos músicos Otis Silimane e Rafa Carvalho, já que a visitação foi interrompida pelo Plano SP de combate à Covid-19. Foram organizadas, ainda, três rodas de conversa sobre temas que tangenciam as discussões levantadas pela exposição”, relembra a coordenadora artística e produtora executiva Ana Angélica Costa.

Mãe Preta teve sua primeira montagem em 2016, no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos no Rio de Janeiro, por meio do Edital Fomenta Cidade Olímpica; pelo Palácio das Artes em Belo Horizonte, em 2017, como uma das selecionadas no edital da Fundação Clóvis Salgado; e, com o Prêmio Circulação Conexão Artes Visuais da Funarte, foi apresentada no Complexo Funarte em São Paulo, em 2018, e no Chão SLZ, em São Luís do Maranhão, entre 2018/2019.

Protocolos sanitários
A exposição seguirá os protocolos sanitários prévios em todos os locais, como o uso de máscaras obrigatório e visitas controladas segundo as características de cada espaço. Todos os locais possuem área externa para aguardar o horário de visitação. As visitas podem ser feitas por agendamento prévio pelo telefone (19) 99633.4104 ou espontaneamente, sujeita ao controle máximo de 15 pessoas por horário. Os visitantes devem, ainda, seguir as orientações do local, manter distanciamento social, higienizar os calçados na entrada, medir a temperatura e higienizar as mãos com álcool em gel disponível no local. Todas as informações estão no site www.festivalherculeflorence.com.br

Exposição Mãe Preta
Local: Instituto Pavão Cultural
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Barão Geraldo – Campinas
Reabertura: 24/02, às 17h
Visitação: de 24/04 a 08/05 (de quarta à sábado), das 14 às 20h
Agendamento: (19) 99633-4104

Live Exposição Mãe Preta
Data: 01/05/2021
Horário: 11h
Canal: http://www.youtube.com/c/FESTIVALHERCULEFLORENCE

(Carta Campinas com informações de divulgação)