“Como nos assegurar de que o que está sendo gravado será capaz de traduzir o que se deseja mostrar?” O desafio fará parte das reflexões da próxima live do projeto “Do Mascaramento ao MasCameramento”, promovido pelo Barracão Teatro, importante espaço de investigação, criação e apresentação cênica, radicado em Campinas (SP). O encontro virtual acontece na próxima segunda-feira, 5 de abril, às 20h, pelo canal do Youtube www.youtube.com/barracaoteatro. A participação é gratuita.

Esio Magalhães (Foto: Divulgação)

O projeto, contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, consiste em seis encontros on-line (o primeiro foi realizado no último dia 17 de março), que apontam a importância do diálogo contínuo entre duas linguagens distintas: o teatro e o vídeo, com a inclusão da câmera como parte do elenco. “Mascameramento e a Presença Editada” é o tema do próximo bate-papo aberto e compartilhado. O ator e diretor Antonio Karnewale, um dos nomes fortes das artes da cena (teatro e dança) e do audiovisual, irá apresentar suas referências sobre o encontro híbrido entre as linguagens  a partir de apontamentos e reflexões que muito irão contribuir para o diálogo.

Ao lado de Karnewale, a série reúne os especialistas Tiche Vianna, Esio Magalhães, Ana Mê, Fernando Fubá, Kara Ariza e Miguel Magalhães. 

Ato cênico

Para fundamentar a opção pela temática, a pesquisadora e uma das fundadoras do Barracão Teatro, Tiche Vianna, também integrante da equipe do projeto, destaca a edição como uma ferramenta “importantíssima” na escritura do processo criativo. Segundo ela, “artistas de teatro sabem que quando as cortinas se fecham, as luzes se apagam e as palmas arrefecem, o rito terminou. A cena teatral é inteiramente observada pela plateia, e o artista é a presença significante, que atribui infinitos significados a cada ação realizada no mesmo instante que é vista”. “Quando gravamos uma cena”, prossegue, “os artistas estão presentes e devem encenar esta presença como se estivessem sendo vistos neste momento. Mas presença significante, que será responsável por tantos significados, se desloca para o modo como estas imagens gravadas serão exibidas. O trabalho de atuação termina muito antes da encenação do espetáculo, digamos assim. Entendemos, portanto, que este artista muda de lugar e de tempo”. Com o pensamento voltado ao novo desafio, Tiche é decisiva: “O ato cênico, que era o tempo presente no teatro, visto no mesmo instante em que é feito, torna-se passado e integra uma série de outros componentes que, somados e integrados, irão compor o que será presentificado na exibição da obra e constituirá outro tipo de rito”. 

Encontro virtual
“Mascameramento e a Presença Editada”
O diálogo entre duas linguagens artísticas diferentes: o teatro e o audiovisual
Data: 5 de abril, segunda-feira
Horário: 20h
Acesso pelo youtube: www.youtube.com/barracaoteatro
Gratuito.
Projeto: Do Mascaramento ao MasCameramento, contemplado pelo Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc Eixo Premiação Teatro no estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo

(Carta Campinas com informações de divulgação)