O Projeto de Lei 948/21 proposto por deputado do Direitão (conhecido por Centrão na grande mídia) prevê que a população mais pobre do Brasil, classe média e pequenos empresários paguem a vacina da Covid-19 para que grandes empresários possam furar a fila, tomar a vacina de graça e ainda manter suas empresas funcionando plenamente.

Presidente da Câmara, Arthur Lira (foto pablo valadares – ag camara)

Parece absurdo, mas o PL autoriza as pessoas jurídicas de direito privado (empresas) a comprarem vacinas contra a Covid-19 com dedução integral das despesas no imposto de renda e sem a obrigação de doação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto tramita na Câmara dos Deputados, comandada por Arthur Lira.

A proposta é do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), do Direitão (grupo de deputados chamado de Centrão para enganar leitores e espectadores) e altera a Lei 14.125/21, sancionada em março. A lei autorizou a aquisição e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado, como empresas e associações patronais, desde que fossem integralmente doadas ao SUS. “O que se pretende é uma atuação conjunta, de mãos dadas com o poder público”, disse sem o menor pudor o deputado do Direitão.

Para justificar, Rocha também fez uma afirmação que não condiz com a realidade. Ele afirmou que o objetivo da proposta é viabilizar a imunização de empregados do setor privado, e seus familiares, desafogando o sistema público de saúde. O problema é que o SUS não está afogado. Na verdade, o SUS tem profissionais para vacinar, mas não tem vacina. Na realidade, o SUS está ocioso em relação à vacina. Em várias cidades, os funcionários param de trabalhar por falta de doses, inclusive em Brasília. (LINK)

O objetivo principal do projeto é que os grandes empresários possam furar a fila e manter a manter seus funcionários trabalhando para manter a produção e gerar lucro durante a pandemia. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

“A selvageria do fura-fila da vacina é só mais uma expressão do salve-se-quem-puder em que Bolsonaro transformou esse país. Bolsonaro é a barbárie em pessoa!”, anotou Fernando Haddad em rede social. (Da Agência Câmara de Notícias/Carta Campinas)