Eliana Honain, secretária de Saúde de Araraquara, cidade que ficou no noticiário nacional e internacional esta semana por ter feito um lockdown (fechamento total), afirmou em entrevista a Rede Carta, parceria entre a Plataforma Carta Campinas e o Canal Rede Popular, que a saúde da cidade estaria vivendo um caos sem as parcerias feitas com as universidades públicas.

(foto de vídeo – rede carta)

Eliane relatou durante a entrevista inúmeras parcerias com universidades públicas e também particulares. Pode ser visto no início da entrevista e principalmente a partir dos 28 minutos. Ao final, ela relata outras parcerias agora para mapear toda a cidade e trazer novos conhecimentos para o combate ao coronavírus.

Eliana também mostrou dados sobre a importância do lockdown. Araraquara passou de uma média 189 casos positivos da doença para cerca de 50 após o fechamento total. As mortes na cidade caíram 79%. Atualmente a média é de 2 a 3 óbitos por dia e, após o lockdown, teve 5 dias sem mortes por Covid. “É uma medida efetiva, como reduzir a contaminação se você não fizer o isolamento? As outras medidas medidas não estavam sendo suficientes”, afirmou. O lockdown de Araraquara foi bastante rigoroso, fechando inclusive postos de combustíveis, supermercados e o transporte público.

A cidade, que antes do isolamento rigoroso exportou doentes para outras cidades, agora passou a receber doentes de outras cidades. “É um princípio do SUS, regionalização. Por isso nossos leitos estão lotados, mas dos 165 pacientes internados, apenas 62 são de Araraquara”, afirmou.

Veja entrevista completa abaixo: