Online – A Cia. Repentistas do Corpo completa vinte anos de existência em 2021 e estreia seu primeiro trabalho online, “ReverberÁfrica” que cumpre temporada virtual nos dias 23 e 24 de abril, sexta e sábado, às 21h e nos dias 25, 28 e 30 de abril, domingo, quarta e sexta, às 18h. O espetáculo de dança contemporânea, música, poesia e videoarte será transmitido gratuitamente pelo Canal da Cia. Repentistas do Corpo no YouTube.

O trabalho investiga as conexões sensoriais e imateriais entre Brasil e África, através de um mergulho nas memórias afetivas, nas sonoridades e nos movimentos que habitam no universo particular de cada intérprete-criador, independentemente da cor da pele e seus matizes.

(Foto: Divulgação)

Desde os primórdios, o som do tambor carrega em si a ideia de um coração que explode e desperta as energias pulsantes da mãe-África com a força motriz que se mantem nos corpos e segue expandindo tudo à sua volta. Nesse sentido a trilha sonora, composta por Cesar Assolant, reverbera a sonoridade dos elementos e das forças da natureza aliando o toque dos tambores à sua técnica apurada e exuberante de violonista brasileiro. Os elegantes figurinos assinados por Lu Grecco são inspirados em referências da relação Brasil-África, de maneira revisitada e contemporânea.

A pesquisa audiovisual de linguagem realizada pelo artista Giuliano VJ Scan utiliza diferentes recursos para compor, de maneira poética, a ligação entre os imaginários dos dois continentes separados pelo mar. No entanto, o elo cultural resiste e se sobrepõe à geografia para traduzir na potência dos movimentos, nas sensações e gestos dos corpos, nas músicas, poesias e nas imagens, a imperiosa necessidade de reconexão entre o homem, a natureza e suas origens, respeitando os ritmos naturais da vida.

Esses corpos únicos, distintos entre si, impregnados de afetos e memórias, forjados pela mistura racial brasileira e de suas artes, descortinarão as semelhanças, as identidades e o reconhecimento de que a brasilidade é maravilhosamente indissociável da matriz africana, sugerindo uma reflexão: “Que África reverbera em você?”

“A ideia deste espetáculo já existe há, pelo menos, dez anos e o desejo principal não mudou…Transformar em arte as influências culturais que recebemos da África, partindo do ponto de vista de cada intérprete criador do trabalho, independentemente de raça ou gênero. O caminho escolhido foi olhar para si mesmo, respeitar o outro e se reconectar com a natureza”, comenta Sérgio Rocha.

O projeto foi contemplado pelo Edital ProAC LAB nº 37 e realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Ficha Técnica 

Concepção e direção geral: Sérgio Rocha. Assistente de direção: Cláudia Christ

Intérpretes criadores: Carlos Antônio dos Santos, Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha. Trilha sonora: Cesar Assolant. Figurinos: Lu Grecco. Direção de arte e edição: Giuliano VJ Scan. Captação de imagens: Giuliano Vj Scan e Rogério Queiroz Percussão corporal e Djembê: Sérgio Rocha. Fragmentos poéticos: Carlos Antônio dos Santos. Canto à capela: Sérgio Rocha Vozes em off: Carlos Antônio dos Santos, Cláudia Christ e Marcela Miyashita. Assessoria de imprensa: Alex Olobardi. Programador visual: Giuliano Vj Scan. Serviço de transmissão: Ten Lives. Produção executiva: Rocha Christ Produções Artísticas. Agradecimentos: Mônica Maciel, Zulmira Cícera de Araújo e a todos os artistas, coletivos, grupos, companhias, movimentos, cooperativas, associações, sindicatos e parlamentares que se uniram e lutaram para viabilizar a Lei Aldir Blanc. 

“ReverberÁfrica”

Transmissão On-line

Temporada: 23 e 24/4. Sexta e sábado, às 21h. 25, 28 e 30/4. Domingo, quarta e sexta, às 18h

Classificação: Livre

Duração: 30 minutos

Ingresso: Grátis

Transmissão: Canal YouTube da Cia. Repentistas do Corpo

Link para o Canal: https://www.youtube.com/Repentistasdocorpo

(Carta Campinas com informações de divulgação)