Online – A Terça Aberta, programa mensal da Cia Fragmento de Dança, acontece no próximo dia 4 de maio, às 19h, em transmissão direta dos artistas performando ao vivo no Kasulo, espaço sede da companhia, através de live pelo perfil do Instagram da Cia. www.instagram.com/fragmentodedanca . Serão três trabalhos apresentados em sequência: “D.U.C.A (Diário de Um Certo Artista)”, de Rodrigo Alcântara, “Eco chegou na festa e trouxe a Breja”, de Rafa Barzagli, e “Raxa”, com Carolina Gasquez. Concluídas as três apresentações, segue uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Rodrigo Alcântara estreou “D.U.C.A – Diário de Um Certo Artista” em 2019, e até o início da quarentena, estava em cartaz no Espaço Cultural Adebankê. O trabalho, que já retratava os desafios do fazer artístico periférico, teve seus limites ainda mais testados em meio à pandemia.  Com direção de Anelise Mayumi e adaptado a um formato de encontro entre o antigo e o novo normal, relata em seu diário os dias, as dores, as alegrias, os tombos e acolhimentos, os caminhos e os encontros.

RAXA (Foto: Carolina Gasquez)

Rafa Barzagli dedica “Eco chegou na festa e trouxe a Breja” à jovem e bela ninfa da mitologia grega, que tinha o dom do diálogo, foi amaldiçoada por falar demais e, ao tentar sair da caverna, não foi ouvida pelo macho narcísico. Na onírica impossibilidade relacional, vaticinada por toda uma sorte de acontecimentos e ancestralidades, Eco é conclamada a participar de um encontro utópico através do tempo. Entre a imagem de Narciso (interpretado por Rafa Barzagli) e o som de Eco (Maitê Molnar), nos reconhecemos na festa de corpos dançantes e, em isolamento, quase desistindo, talvez possamos identificar instantes fugazes e potentes de felicidade, em uma (não)dança virtual.

“Raxa” é um estudo sobre dinâmicas, fluxo e fluência de movimento e suas relações com o espaço a partir da sonoridade do break beat do Hip Hop Dance. Artista da dança e arte-educadora, Carolina Gasquez desenvolveu pesquisa sobre as Danças Urbanas a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), conta, para o trabalho, com a provocação artística de Sofia Cruz, e figurino assinado por Mariana Gonçalves.

Proposta da Cia Fragmento de Dança que já recebeu o prêmio Denilto Gomes e foi indicada ao APCA de Dança 2020, a Terça Aberta acolhe trabalhos de dança, teatro e performance inéditos, recém estreados ou em processo e, neste momento, conta com o apoio da Lei Aldir Blanc.

Terça Aberta no Kasulo

04/05 – 19h às 21h

Com: Rodrigo Alcântara (D.U.C.A – Diário de Um Certo Artista), Rafa Barzagli (Eco chegou na festa e trouxe a Breja), e Carolina Gasquez (Raxa).

Live pelo Instagram

www.instagram.com/fragmentodedanca

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Ficha técnica dos trabalhos

D.U.C.A – Diário de Um Certo Artista

Criação e interpretação: Rodrigo Alcântara

Direção Cênica: Anelise Mayumi – @anelise_mayumi

Captação de vídeo: Fabiana de Freitas – @fabianadefreitas

Iluminador: Cic Morais – @cicmorais

Trilha Sonora: Luiza Pessoa e VitoVelasso @umalupessoa @vitovelasso

Operação de Som: Karina Zichelle – @karinazichelle

Edição Vídeo D.U.C.A temporada virtual: KamillaBaes – @kamilla_baes

Assistência técnica DUCA temporada virtual: Jéssica Perobelli – @travesarte

Produção Operacional: Iô Costa – @io_costal

Produtora Cultural: Camila Silva – @_cadsilva

Assistente de Produção: Ellen Vitalino – @ellen_vitalino

Legenda: Diana Rodrigues – @dmmor_

Áudio Descrição: Leonardo Stephens – @lsd.stephens

Edição Teaser Oficial e Teaser com áudio descrição: Lygia Pereira – @pereiralygia

Intérprete de Libras: Rodrigo Antônio – @interprete_drigo

Material Gráfico: Luiza Pessoa – @umalupessoa

Fotografia: Yasmin Santos e Arô Ribeiro – @y_a_y_a_s @aroribeiro

Eco chegou na festa e trouxe a Breja

Narciso: Rafa Barzagli

Eco: Maitê Molnar

Luz, pesquisa sonora e edição de som: Rafa Barzagli

Trilha Sonora: Bolero – Ravel; InnerSound – Jesse Galanger; Tabacaria – Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) interpretado por Antônio Abujamra; DanseMacabre – Camille Saint-saën, interpretado por Kevin Macleod; Comportamento Geral – Gonzaguinha, interpretado por Elza Soares.

Arte gráfica: Gabi de Bem

Raxa

Concepção: Carolina Gasquez 

Provocação Artística: Sofia Cruz

Trilha Sonora: Le Bodeaux 

Figurino: Mariana Gonçalves

(Carta Campinas com informações de divulgação)