Um abaixo-assinado, criado pelo músico Alê Freire, contra a restrição de acesso ao Centro Cultural Casarão, que fica em Barão Geraldo, já conseguiu atingir mais de 7 mil adesões em 4 dias. A campanha foi motivada porque há um projeto de fechamento do bairro onde o Casarão está localizado e que “prevê restringir de forma extrema seu acesso, além de descaracterizar completamente a sua identidade arquitetônica e paisagística, características que compõem a essência do nosso Centro Cultural e de seu convívio”.

(foto fabiana ribeiro – pmc – div)

“Não podemos permitir que essa violência aconteça. A cultura é arauto do bem viver. Promove a educação para o sensível e a prática da paz. A cidade de Campinas possui uma rica produção cultural, que, infelizmente, não é disponibilizada à sua população pela enorme carência de espaços. Como um dos poucos espaços públicos de vivência de cultura na cidade, o Centro Cultural Casarão precisa continuar a ser um local aberto e de todos e todas”, diz o texto.

O Centro Cultural Casarão, que fica no bairro Terras de Barão, é uma Casa de Cultura que antes da pandemia recebia uma grande quantidade de atividades culturais. O abaixo-assinado lembra que o Casarão pertence à população de Campinas, sendo o único equipamento público municipal em Barão Geraldo voltado exclusivamente à Cultura. “Há 17 anos desenvolve uma intensa programação – interrompida presencialmente pela pandemia – de Encontros e festas da cultura de tradição, cultura da infância, exposições, oficinas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Todas as atividades são oferecidas sempre na perspectiva de acesso gratuito ao público. A construção de valor histórico é localizada num amplo terreno que mistura características urbanas e rurais, em meio a uma abundante vegetação e ladeada por um belo lago”, anota.

Abaixo link para assinar:

Assine para exigir que o projeto de cinturão seja embargado e que o direito de livre acesso a esta Casa de Cultura seja garantido e perpetuado para toda a população de Campinas.