Online – A paisagem como um tema e como força atemporal da arte é o fio que conduz a exposição UM LUGAR LUGAR NENHUM: Paisagens contemporâneas, coletiva em cartaz no site da Galeria Marília Razuk (viewing-room). Com curadoria do artista Rodrigo Andrade – um dos principais nomes da pintura contemporânea brasileira -, a mostra reúne nomes de diferentes gerações e trajetórias, todos conectados pela linguagem pictórica.

São artistas como o mineiro Alexandre Wagner, autor de uma sólida pesquisa pictórica; o brasiliense David Almeida, artista que investiga múltiplas linguagens, do desenho a instalações, com interesse especial pela pintura; o artista e poeta Evandro César, cujas raízes provém do slam, da arte urbana e do pixo da Cidade Tiradentes, região da Zona Leste de São Paulo, onde nasceu e vive até os dias atuais; Joaquim Pinkalsky, artista paulistano que desenvolve seu trabalho a partir da aquarela, da gravura e da escultura; Link Museu, poeta e artista, um dos principais nomes do pixo da Zona Leste, que incorpora em sua obra influências da arte urbana de sua região natal, o bairro paulista Cidade Tiradentes; a artista paulistana Maria Andrade que, através do estudo e experimento de cores e pigmentos, cria pinturas de paisagens por vezes oníricas; e Mariana Serri, artista mineira que pesquisa por meio da pintura questões históricas-filosóficas e as semelhanças entre a cor e a linguagem.

Mariana Serri, 2019. Da série Chão (Pico e primavera). Óleo e cera sobre tela, 20 x 30 cm

Em um ato que remete aos primórdios da pintura moderna, quando os artistas pintavam ao ar livre, diante da natureza e do mundo, o curador propôs uma espécie de ateliê aberto no Luau dos Loucos, uma horta urbana situada entre um riacho que separa os distritos de Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaquera. É a partir destas paisagens e de momentos de troca entre os artistas que nascem as 35 telas que compõem a mostra.

“Sete pintores de São Paulo às voltas com um gênero tradicional que está na origem da arte moderna, enfrentando um contexto contemporâneo complexo, problemático e travado, ainda que potencialmente libertário. Juntos, trazem paisagens imaginárias e paisagens pintadas in locu, ao ar livre, formando um conjunto heterogêneo de pinturas que, não obstante, dialogam entre si”, reflete Rodrigo Andrade. “É a paisagem como um tema quase não tema, um pretexto para pintura. Atemporal”, completa.

UM LUGAR LUGAR NENHUM: Paisagens contemporâneas,
Local: Galeria Marília Razuk
Período:  até 5 de maio, no site da Galeria
Curadoria: Rodrigo Andrade
Artistas: Alexandre Wagner, David Almeida, Evandro César, Joaquim Pinkalsky, Link Museu, Maria Andrade e Mariana Serri

Funcionamento: segunda a sexta, das 11 às 18h e sábados das 11h às 16h, mediante agendamento por telefone ou e-mail
Galeria Marilia Razuk

Sala 1/ Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi – São Paulo

Tel: +5511 3079-0853 / Whatsapp: + 5511 96082-3111

[email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)