Seja qual for o motivo pelo qual você precisa ou quer comprar um carro usado, saiba que há fatores que determinam o que é um bom negócio e o que pode acabar sendo uma armadilha. Portanto, se a sua intenção é comprar carros usados, preste muita atenção neste artigo!

(foto divulgação – jeep)

Você já sabe o que carro que quer, já pesquisou modelos, marcas, e chegou à decisão de comprar um dos diversos carros usados Jeep ou qualquer outra marca que estão à venda no mercado. Mas você deve saber como fazer uma boa compra, aquela que lhe permita ter na garagem o veículo que tanto deseja.

As dicas mais importantes que você deverá ter em mente na hora de comprar o carro são as seguintes: 1. Solicitar uma garantia 2 . Checar o estado do veículo 3. Verificar a documentação 4. Analisar o manual do carro 5. Checar a quilometragem

Analisando cada uma das dicas…

1) Solicitar uma garantia

Em primeiro lugar é necessário decidir o que é melhor: comprar diretamente ao dono ou comprar numa agência de veículos? É pouco comum que um vendedor particular ofereça uma garantia. Como são veículos usados, carros tipo Jeep, por exemplo, ou carros usados populares, o dono que está vendendo não tem intenções de dar qualquer tipo de garantia.

Mas uma agência normalmente oferece uma garantia por qualquer problema mecânico que apareça no veículo dentro de um tempo determinado. Mesmo encontrando numa agência preços mais altos, o fato de poder contar com uma garantia é muito importante. Assim, a compra de carros da marca Jeep ou de qualquer outra marca em uma agência, será a melhor alternativa, aquela que proporciona maior segurança para o seu investimento.

2) Checar o estado do veículo

O valor do carro usado se relaciona diretamente com o seu estado físico. Então é fundamental avaliar cada detalhe com muita atenção, para saber se esse veículo é o ideal ou se você deverá continuar procurando um Jeep Renegade na web ou um 4×4 em uma agência física.

Portanto, você deverá analisar:

• A pintura, observando o veículo sob todos os ângulos, sempre durante o dia, com luz natural. Só desse jeito poderá notar algum detalhe diferente na cor, como uma região com mais brilho ou mais opaca, o que denunciaria um concerto por causa de uma batida.

• O estofado, verifique o estado dos bancos dianteiros e traseiros, os tapetes, o teto. Veja se há alguma região rasgada ou com manchas de umidade ou queimadas. Isso pode denunciar uma péssima manutenção e / ou que o carro passou por uma enchente.

• Os pneus, veja o desgaste, se há algum corte ou alguma espécie de bolha. Os 4 pneus devem ser iguais, tanto na medida quanto no desenho. Se um pneu tiver um desgaste maior, isso pode denunciar um problema na suspensão ou na direção.

3) Verificar a documentação

Comprar, por exemplo, carros da marca Jeep, exige uma cuidadosa verificação dos documentos. É claro que isso vale para qualquer carro usado, seja popular, 4×4, Sedan, etc. É necessário checar a placa, verificar que coincida com o número do certificado; ao mesmo tempo, verificar que o número do chassi seja o mesmo que figura nos vidros. Se não coincidir, desconfie imediatamente!

Ao mesmo tempo, verifique no Detran online se esse carro possui dívidas por multas ou impostos pendentes de pagamento. Se existirem pendencias, saiba que você não poderá fazer a transferência até ter todas as dívidas quitadas.

4) Analisar o manual do carro

O manual é o histórico do carro. É lá que você poderá ter toda a informação e saber se o veículo foi realmente muito bem cuidado. Nele você poderá verificar as revisões que o carro teve até o momento, bem como detalhes importantes que possam estar detalhados aí, como reparações extraordinárias ou o uso da garantia.

5) Checar a quilometragem

Lembra que um carro normalmente faz uma média de 10 a 15 mil quilômetros por ano. Faça as contas e verifique se o número que figura no carro coincide aproximadamente com os dados fornecidos pelo vendedor.

Um carro que apresente um número baixo e um preço bem atraente, é para desconfiar! Lembre-se que provavelmente um carro com 100 mil quilômetros e um manual que possua os registros de todos os serviços feitos no veículo, seja a melhor opção que um carro com poucos quilômetros, mas com um manual que praticamente não tenha informação alguma.