O grupo de teatro Os Geraldos abre inscrições até o dia 27 de fevereiro para a primeira edição online da Incubadora Virtual de Grupos Artísticos. O projeto conta com um conjunto de ações voltadas à qualificação de grupos artísticos, realizado desde 2017 no interior paulista. Nesta edição, a programação será expandida para participantes de todo o Brasil e será composta por masterclass, encontros de Economia Criativa, exibições de espetáculos, oficinas de Gestão Cultural, plantões de mentorias online e Seminários de Encerramento, todos em plataforma virtual e com acesso gratuito. O projeto acontecerá no período de 1 de março a 14 de abril.

Gabriel Villela (Foto: Edilson Dantas)

A abertura do projeto, que acontecerá durante a “8ª Jornada Teatral – edição on-line”, no dia 27, às 18h, contará com masterclass do diretor, cenógrafo e figurinista Gabriel Villela, seguida pela exibição do espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, do Grupos Galpão (Belo Horizonte/MG) e direção de Villela, às 20h.

A divulgação dos candidatos selecionados será feita no dia 28 de fevereiro (domingo). Os selecionados participarão gratuitamente de doze oficinas de Gestão Cultural, ministradas por integrantes do grupo Os Geraldos, com os seguintes temas: Políticas Culturais, Projetos Culturais, Produção Cultural, Territórios Culturais e Comunicação Cultural. Também serão oferecidas três mentorias, uma orientação individualizada que será oferecida para líderes de 10 coletivos artísticos que estejam frequentando as oficinas.

Além disso, os selecionados também poderão participar de sete encontros de Economia Criativa, que serão bate-papos com profissionais reconhecidos em diferentes campos da Gestão Cultural, dentre eles: Gilma de Oliveira, Andréa Alves, Alexandre de Almeida Barbalho, Naiana Sanchez Silva, Deolinda Vilhena, Claudio Fontana, Pedro de Freitas, Rômulo Avelar, Celso Curi, Felipe Assis, Carlota Cafiero e Diogo Rios.

Durante o projeto, entendendo que a atenção à sensibilidade e ao imaginário é fundamental para todos os campos de atuação com a arte, serão realizadas sete apresentações de espetáculos em formato on-line, dentre eles o já citado “Os Gigantes da Montanha”.

Para finalizar o projeto, serão realizados dois Seminários de Encerramento, em que os grupos e artistas independentes que participaram do projeto compartilharão seus trabalhos em duas lives abertas ao público.

Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis neste link.

(Carta Campinas com informações de divulgação)