No próximo dia 18 de fevereiro, às 17h, o Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (LabDrama) junto ao Grupo Pindorama – vinculados ao Instituto de Artes da Unicamp, realizam o evento online “DRAMATURGIAS DO RESIDIR – o direito de morar em tempos de pandemia” para lançar o filme/leitura dramática “COVID.19 EPÌSTOLA.40”, feito a partir do texto “EPÍSTOLA.40 – Carta (Des)Armada aos atiradores”, do dramaturgo paraense Rudinei Borges dos Santos. O evento de lançamento contará com a presença do dramaturgo, direção e elenco.

Como anotam os realizadores, “encontramos essa peça quando buscávamos por uma dramaturgia contemporânea, brasileira, que fosse atravessada pela sacralidade: “Com abundantes referências emprestadas do universo religioso e místico popular – já a partir dos nomes de batismo em um núcleo familiar – e estrutura dramatúrgica paralela à da liturgia cristã, a peça do paraense Rudinei Borges acompanha os “passos” de Calvário desses
migrantes desde sua chegada. O caso enfocado é o do despejo à força de centenas de moradores da Favela do Boqueirão, na zona sul da capital paulista, em 2011 (Álvaro Machado – crítico de teatro em https://rudineiborgesblog.wordpress.com/fortuna-critica/).

Imediatamente nos encantamos com o texto, por cada personagem e pela escrita sofisticada do autor. Então, nos propusemos a organizar uma leitura dramática para tomar mais contato com o texto e apresentá-lo ao Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas da Unicamp (https://www.iar.unicamp.br/labdrama/). No entanto, neste mesmo tempo, começa a pandemia por COVID-19 no Brasil, então, por conta do isolamento social, não poderíamos realizar a leitura ao vivo e em convívio, como é
do teatro. Entre deixar de fazer ou fazer de forma virtualmente mediada, optamos por fazê-la.

Cada ator e atriz em sua casa, em seu estúdio que, ao mesmo tempo, era um lugar, mas era também a própria personagem em sombra e luz, em figurinos e objetos, em sons e traquitanas cenográficas, se fizeram, e procedemos a experiência.

Entre São Paulo, Campinas/SP, Uberlândia/MG e Castanhal/PA – Judas, Nazara, Macabéa, Misael e Auarã, tomaram voz e nos integraram à sina do, infelizmente, atemporal Boqueirão!

“Boca dentada.
Boca de Deus.
Boca do capiroto.
Boca pronta pra devorar as gentes” ( Epístola.40 )

No entanto, não bastava a peça para dizer “só um tanto de agora” (Epistola.40 ). A pandemia aguça mais e mais a sina de tantos brasileiros que moram em situação precária e os despejos e reintegrações de posse se intensificam: “Essa gente de favela que saía daqui e devolva o que nunca foi dela: o direito de morar” ( Epístola.40 ). Novas ocupações foram surgindo e ações violentas acometidas diuturnamente. Segundo a Campanha Despejo
Zero, entre março e outubro de 2020, ao menos 6532 famílias foram despejadas de suas casas e outras 54.000 famílias se encontram ameaçadas de serem removidas a qualquer momento, em plena pandemia do coronavírus, no Brasil inteiro! (https://www.facebook.com/observatorioderemocoes/ )

Perplexos com essa realidade, incorporamos à edição da leitura dramática de Epistola.40 matérias jornalísticas que revelam a política contraditória do (des)governo brasileiro em relação ao controle do vírus fatal, quando ao mesmo tempo determina “fique em casa”, exerce despejo, pondo no olho da rua milhares de famílias e mantendo sob pressão outras muitas, dentre as quais abundam os cidadãos brasileiros periféricos, pobres, negros e
indígenas – um extermínio étnico racial.

Assim, renomeamos nossa experiência dramática de COVID.19 EPÍSTOLA.40, deixando um registro documental dos tempos de hoje, onde a pergunta que não cala, desde sempre, torna-se ainda mais enfática: QUEM TEM O DIREITO DE MORAR?”.

QUEM TEM O DIREITO DE MORAR?
Roda de conversa entre os atores, atrizes e Rudinei Borges dos Santos, mediada por Larissa Neves Catalão
Dia 18 de fevereiro, às 17h, no YouTube do @lab.drama

FICHA TÉCNICA:
DIREÇÃO E DRAMATURGIA: Grácia Navarro e Ysmaille Oliveira.
ATUAÇÃO, EDIÇÃO, COMPOSIÇÃO E EXECUÇÃO MUSICAL:
Alanis Borges, Daniel Costa, Grácia Navarro, Mar Oliveira, Raielle Mazzarelli, Sofia
Fransolin, Ysmaille Oliveira.
REALIZAÇÃO: Grupo Pindorama e Lab. Drama.
PRODUÇÃO: Deane, Geovana e Sofia Fransolin.

(Carta Campinas com informações de divulgação)