O Festival BEIRA! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina – lança esta semana um chamamento público para grupos, artistas e projetos colaborativos que tenham interesse em compor a programação do festival, que realizará sua primeira edição em março, em formato online. Podem participar espetáculos, oficinas e rodas de conversa, dos mais variados temas, linguagens e vertentes artísticas. O chamamento fica aberto das 9h do dia 11 de fevereiro até às 20h do dia 18 de fevereiro.

Espetáculo Lara e o Pássaro (Foto: Vitoria Eichenberger)

Para as oficinas culturais as inscrições serão abertas para mestras/es indígenas e afro-brasileiros e na mostra de diálogos poderão se inscrever como debatedores profissionais independentes, mestres e/ou mestras da cultura popular, indígena e afro-brasileira ou artistas para discutir os seguintes temas: Cultura na Beira, Festivais, Grupos Iniciantes e Políticas Públicas.

As inscrições serão feitas pela plataforma Cult B, através do endereço https://www.cultb.art. Todos os espetáculos e atividades selecionados para participar receberão cachê do festival (exceto a modalidade Mostra Aldir Blanc, que se trata de espetáculos já contemplados pelo edital PROAC LAB).

Em 2019 os jovens produtores culturais independentes Carolina Caldas, Gabriel Pangonis e Raíza Penteado se encontraram em uma atividade formativa da MIT – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e se identificaram por um objetivo em comum: a vontade de abarcar grupos e artistas da América Latina para construir um espaço de troca e estabelecer um diálogo entre várias áreas do saber como produção cultural, teatro, música, entre outros temas. Em 2020, se juntaram ao projeto Luan Assunção e Luiza Marinho para ajudar a pensar a execução de um festival multicultural. Inspirado pela ideia de um festival independente e pela frase “ao redor do buraco tudo é beira”, de Ariano Suassuna, nasce a primeira edição do Beira! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina, que acontece em formato online em março de 2021.

Com a ação da atriz e produtora cultural Cynthia Margareth, a Beira! foi um dos contemplados com o PROAC LAB Festivais, e sua programação se dividirá entre oficinas, rodas de conversa e mostra de espetáculos, contando com acessibilidade em LIBRAS. A curadoria das oficinas e espetáculos selecionados ficará por conta de Fernanda Missiaggia, Leila Borari e Sanara Rocha, que irão montar uma programação diversa e variada com grupos e artistas do Brasil e outros países latino-americanos que produzem arte e cultura de forma independente ou longe de centros tradicionais de produção cultural, como periferias, comunidades indígenas ou pessoas afro brasileiras.

BEIRA! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina

Primeira edição – Festival Online

Instagram: https://www.instagram.com/beirabienal/

Data do festival: 19 a 28 de março de 2021

Chamamento: das 9h do dia 11 de fevereiro até às 20h do dia 18 de fevereiro

Criação: Carolina Caldas, Gabriel Pangonis, Luan Assunção, Luiza Marinho e Raíza Penteado

Mentoria: Cynthia Margareth

Curadoria: Fernanda Missiaggia, Leila Borari e Sanara Rocha

(Carta Campinas com informações de divulgação)