Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, acontece a Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online, uma mostra virtual de choro do Conjunto Manteiga de Garrafa.

A intenção do conjunto de Choro Manteiga de Garrafa, baseado em Campinas/SP, era levar a música instrumental brasileira às ruas e ir, como bons artistas, aonde o povo está. Contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Manteiga de Garrafa no Coreto” consistia em apresentações gratuitas em coretos de praças públicas pelo interior paulista. Mas veio a pandemia e a necessidade de isolamento social se impôs, obrigando a trupe a se adaptar. Nasceu aí a Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online, que será exibida em cinco programas no canal do grupo no YouTube com uma live na estreia – opção de diversão segura a partir da sexta-feira que daria início, não fosse o coronavírus, à folia de Carnaval.  

(Foto: Nina Pires)

“A mostra contém o repertório original do projeto, além de falas e comentários sobre a história do Choro”, informa a cavaquinista Bruna Takeuti, que integra o Manteiga de Garrafa com Rafael Yasuda (bandolim e violão tenor), André Ribeiro (pandeiro) e Daniel Bueno (violão 7 cordas). A mostra online conta ainda com dois convidados especiais, músicos de referência no meio: a flautista Corina Meyer, integrante do Choro das 3, e o violonista Alessandro Penezzi. “São grandes músicos e muito queridos por nós, do Manteiga”, afirma Bruna.   

O conjunto e os convidados não se encontraram para a produção: tudo foi feito individualmente e reunido na edição, a cargo de uma equipe de profissionais de audiovisual. A mudança no formato, que passou do objetivo de reunir o maior número de pessoas e revitalizar espaços urbanos de convívio para gravações individuais, demandou esforços técnicos e pessoais dos músicos.   

“A ideia de levar o Chorinho pros coretos era proporcionar a vivência da música instrumental brasileira como antigamente, de uma forma livre, com acesso a todos, tocando e conversando com quem estivesse lá nas praças. Infelizmente não deu e a gente teve que reestruturar”, afirma Bruna.   

A cavaquinista diz que uma das dificuldades foi ter que abrir mão da “conversa” com os instrumentos dos parceiros de palco. “As gravações de Choro à distância são um grande desafio, porque essa é uma música de conjunto, é uma grande conversa instrumental de momento. Eu só ouvia no fone e ficava interagindo com aquela gravação, que era feita numa sequência; primeiro um gravava, mandava pro outro, aí o outro gravava em cima do que aquele primeiro fez e assim por diante”, afirma Bruna.  

“A troca pro virtual por causa da pandemia foi um choque pra gente, mas nos adaptamos. Esse é o formato em que estamos podendo nos expressar, que nos exigiu dedicação ao estudo técnico. Foi um momento de aprendizado e reflexão”, comenta o bandolinista e violonista Rafael Yasuda.  

Para o violonista Daniel Bueno, apesar da mudança os coretos de certa forma estarão representados, e o grupo cumpriu o seu propósito. “Estamos trazendo o imaginário dos coretos na produção e o Manteiga conseguiu fazer o seu trabalho de uma forma segura. Em tempos de pandemia, pudemos ressignificar nosso projeto sem colocar ninguém em risco”.  

“Para mim, não há encontro online que substitua a relação humana presencial. Por outro lado, acaba sendo uma forma de levar esse trabalho para muitas pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de assistir a uma apresentação ao vivo. Assim, o alcance aumenta, pois além da rede não ter fronteiras, o material ficará disponível e poderá ser acessado mesmo após a semana de exibição”, completa o pandeirista André Ribeiro. 

A mostra  

Os cinco programas da Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online serão disponibilizados no canal do conjunto no YouTube, sempre a partir das 20h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. Para a estreia na sexta-feira, dia 12, o projeto contará com uma live, na qual os integrantes e convidados abrirão suas câmeras para dar as boas-vindas e conversar com a audiência. O encontro virtual será moderado por Pedro Spagnol.  

A cavaquinista Bruna Takeuti explica que a exibição por episódios visa reforçar a sensação de proximidade e convívio com o público. “A gente escolheu fazer programas curtos para que fique prazeroso, um momento de vivência com a música brasileira, com o nosso Chorinho, com a partilha de histórias gostosas. Pra que o pessoal possa assistir um pouquinho hoje, amanhã tem programa de novo, e assim eles fiquem uma semana com o Manteiga de Garrafa”.  

No repertório executado pelo conjunto estão clássicos do Choro: No coreto (Pedro Amorim); Odeon (Ernesto Nazareth); Noites cariocas e Remeleixo (Jacob do Bandolim); Gaúcho (Chiquinha Gonzaga); Lamentos e Carinhoso (Pixinguinha); Amoroso e Vamos acabar com o baile (Garoto); Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu); Magoado (Dilermando Reis), Delicado e Brasileirinho (Waldir Azevedo).   

O meio digital possibilitou também a inserção de uma videoarte produzida no coreto da Praça Carlos Gomes, em Campinas, simbolizando o local como alicerce da apresentação do conjunto no projeto. Completam o conteúdo depoimentos sobre a importância dos coretos no Choro, com a participação de convidados: Alessandro Penezzi, violonista de Piracicaba consagrado em âmbito nacional e internacional, que gravou com grandes nomes da música brasileira, e Corina Meyer, de Porto Feliz, também do interior paulista, flautista integrante do Choro das 3, conjunto importante para o Choro na atualidade tanto pela representatividade feminina quanto pelo uso das mídias sociais como forma de difusão.   

“É uma alegria tocar com músicos jovens, talentosos e tão cuidadosos com o Choro”, diz Penezzi. Corina Meyer destaca a cumplicidade e intimidade musical do quarteto. “O Manteiga é um grupo que eu admiro muito, estão sempre muito bem ensaiados, é gostosa essa integridade sonora”.  

Como membro de um outro grupo misto, a flautista também destaca a importância da presença feminina. “É muito bom ter a Bruna no Manteiga, porque enquanto a gente estiver fazendo grupos só de mulheres significa que a gente ainda não conseguiu vencer e ultrapassar essa barreira no mercado de trabalho. Eu acho fantástico e acho que nós mulheres só teremos conseguido conquistar nosso espaço na música quando tivermos mais grupos mistos”. 

Ação social  

O projeto original previa, como contrapartida social ao ProAC, visitas a uma escola de Educação Infantil e a uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI), ambas de gestão Municipal, em cada uma das cidades paulistas que receberia a turnê (Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Piracicaba, Itu e Valinhos), com o objetivo de promover apresentações educativas a pessoas com menos acesso ou impossibilitadas de deslocar-se aos locais dos shows.  

“O objetivo do grupo era dialogar tanto com os mais velhos, que talvez já conhecessem o gênero, como introduzir o choro para as crianças, formando público”, afirma Bruna Takeuti. Com a adaptação ao formato virtual, o Manteiga de Garrafa produzirá dois vídeos educativos com os temas “História do choro” e “Instrumentos do choro”, que serão disponibilizados para as mesmas entidades.  

FICHA TÉCNICA – SEMANA MANTEIGA DE GARRAFA MOSTRA ONLINE   

Conjunto Manteiga de Garrafa  

Rafael Yasuda (bandolim, violão tenor)  

Daniel Bueno (violão 7 cordas)  

Bruna Takeuti (cavaco)  

André Ribeiro (pandeiro)  

 Músicos convidados  

Corina Meyer (flauta)  

Alessandro Penezzi (violão)  

Edição de vídeos e direção de fotografia  

Fuligem Comunicação e Arte  

Gravações de músicas e falas  

Os próprios músicos, em suas casas  

Filmagens cenográficas  

Pedro Spagnol (BECYN)  

Fotografia  

Nina Pires  

Pesquisa  

Conjunto Manteiga de Garrafa  

Edição de som, mixagem e masterização  

Guilherme Sakamuta  

Produção  

Conjunto Manteiga de Garrafa  

Assessoria de imprensa  

Sammya Araújo Jornalismo e Serviços de Comunicação  

Designer gráfico  

Alexandre Beraldo  

Moderador da live – 1o dia da Mostra  

Pedro Spagnol  

Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online 

Quando: de 12 a 16 de fevereiro, às 20h   

Onde:  canal Manteiga de Garrafa Choro, no https://www.youtube.com/channel/UC8RHKuMw9eu8Iwp97SZkNzA  

Links dos episódios estarão disponíveis também no site www.choromanteiga.com  

Redes sociais:   

https://www.facebook.com/choromanteiga/

https://www.instagram.com/choromanteiga/