A Cia Gare, companhia de teatro fundada em 2016 em Campinas/SP, realizará uma programação online, totalmente gratuita, com exibições de espetáculo e bate-papos sobre a tradição cômica. Contemplados pela Lei Aldir Blanc, dentro do edital municipal “Ações em rede”, os eventos trarão o novo espetáculo da companhia e bate-papo com os convidados Ésio Magalhães, Roberto Mallet e Douglas Novais, numa coprodução com o grupo Os Geraldos, produtor da 8ª Jornada Teatral – Edição On-line, de cuja programação os eventos farão parte.

(Foto: Divulgação)

Nos dias 20, 21, 25 e 26 de fevereiro, às 22h, a Cia Gare apresenta uma versão inédita, em vídeo, de seu novo espetáculo, “Uma Banheira Revolucionária”. Dirigida por Douglas Novais, a obra traz ao palco quatro palhaços fugindo em uma banheira. À deriva, eles constatam que o mundo está arruinado e propõem uma série de soluções para consertá-lo. A peça, presente na coletânea “Cartas de amor a uma princesa chinesa e outras peças curtas”, é de Matèi Visniec, dramaturgo romeno naturalizado francês e conhecido como o novo Ionesco. As apresentações terão acessibilidade com tradução em libras.

O processo de criação do espetáculo iniciou-se dentro do Programa de Qualificação em Artes do Governo do Estado de São Paulo, em 2019. Finalizadas as orientações e a circulação inicial, o grupo decidiu por revisitar o espetáculo, numa segunda etapa de processo criativo, com novo elenco e um mergulho ainda mais profundo na linguagem do palhaço, que se revelou um caminho potente para abordar o tom satírico de Visniec e a crueldade das soluções que as personagens propõem para reordenar um “mundo fodido”, nas palavras do autor. 

Como inspiração e homenagem, o espetáculo reverencia Chaplin, Rivel, Fellini e outros mestres mundiais da comédia, cuja herança trilhou os passos de criação da peça. Compõem o elenco Alex Midian, Giu Darros, Paty Palaçon e Paula Guerreiro.

Ainda dentro da programação da 8ª Jornada, a Cia Gare também promove três lives com profissionais de destaque no cenário teatral de Campinas. No dia 20/02, às 16h30, o ator e diretor teatral Douglas Novais apresenta a oficina “A Tradição cômica e os princípios da comicidade”; às 18h, o ator, diretor, professor de teatro e tradutor Roberto Mallet fará uma live com o tema “O Trabalho do Ator e do Palhaço”. No dia 21/02, às 18h, será realizada a live “Palhaços em tempo de cólera – ou coleiras”, com Ésio Magalhães, ator, diretor, palhaço e pesquisador teatral. Todas as lives serão realizadas no Zoom. Para participar é necessário fazer uma inscrição prévia.

Uma Banheira Revolucionária

Acessibilidade com tradução em libras

Datas: 20, 21, 25 e 26 de fevereiro as 22h

Local: You Tube https://youtu.be/eMLI6zhB_gY

Campinas – SP

Indicação: 16 anos | Duração: 40 minutos

LIVES: Zoom – Com retransmissão no instagram da @Ciagare

Datas:

20/02 às 16:30 – Douglas Novais – “A Tradição cômica e os princípios da comicidade”

Inscrição: encurtador.com.br/qstBG

20/02 às 18h – Roberto Mallet – “O Trabalho do Ator e do Palhaço”

Inscrição: encurtador.com.br/quxN0

21/02 às 18h – Ésio Magalhães – “Palhaços em tempo de cólera – ou coleiras”

Inscrição: encurtador.com.br/fgnzW

“Este projeto foi realizado com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.”

(Carta Campinas com informações de divulgação)