Em SP – De 20 de janeiro a 8 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror, com curadoria de Eduardo Reginato e Danilo Crespo, exibirá 30 longas-metragens, produzidos entre as décadas de 1950, quando foram lançados os primeiros filmes de terror do estúdio, passando pelo auge dos anos 1960, até o início da sua decadência nos anos 1970.

A Múmia”, de Terence Fisher

São filmes que tem uma legião de fãs no mundo todo e que são, até hoje, cultuados, copiados, parodiados e reverenciados. Entre os fãs de carteirinha estão cineastas como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro, Steven Spielberg, David Lynch, Tim Burton e Martin Scorsese que, quando era adolescente, não perdia um título do estúdio e declarou: “quando víamos o logotipo da Hammer sabíamos que era um filme muito especial, uma experiência surpreendente”.

Serão realizados também eventos on-line: uma masterclass (21/01, 19h) com o cineasta Rodrigo Aragão, a maior referência em filme de terror no Brasil; dois debates (28/01, 19h; segunda data a confirmar); e um curso de três aulas com o curador Eduardo Reginato (27/01 e 3/02, 19h; 10/02, 20h).  Os links para as atividades on-line, com capacidade para 500 pessoas, serão divulgados na página www.facebook.com/mostraestudiohammer. Tudo gratuito.

Os curadores Eduardo Reginato e Danilo Crespo destacam, entre os títulos da mostra, o primeiro filme do Estúdio Hammer com o Conde Drácula – Vampiro da Noite (Horror of Dracula, 1958), com os atores que se tornariam os grandes astros do gênero – Peter Cushing e Christopher Lee; uma versão do clássico de Sherlock Holmes O cão dos Baskervilles (The hound of the Baskervilles, 1959); os filmes de múmias e monstros de Frankenstein que tem um toque especial, diferente dos clássicos americanos, como A maldição da múmia (The curse of the mummy´s tomb,1964) e O horror de Frankenstein (The horror of Frankenstein, 1970); além de Atração mortal (The vampire lovers, 1970), uma história de vampiras sensuais que aterrorizam um vilarejo.

“O segmento de horror dos Estúdios Hammer surgiu devido a imensa demanda dos adolescentes e jovens adultos por histórias mais violentas, sensuais e aterrorizantes diferentes da morna e conservadora programação da TV inglesa. No Brasil, os filmes eram exibidos nas sessões da madrugada nas TVs, nos anos 1970 e 1980. Era comum as crianças e adolescentes fingirem dormir até o momento da madrugada em que o filme da Hammer começaria e na ‘clandestinidade’ ligar a TV para assistir um delicioso filme de terror que mais divertia do que assustava”, comenta Eduardo Reginato.

“As Noivas de Drácula”, de Terance Fisher

O Estúdio Hammer era uma pequena produtora britânica de produção familiar que dominou o mercado global de terror e continua sendo altamente influente. A Hammer ressuscitou os ícones góticos descartados por Hollywood após a II Grande Guerra em filmes elegantes, sensuais e violentos que capturaram a essência da forma literária original e funcionaram como reflexos sombrios do drama convencional, da mesma forma que narrativas góticas inverteram o realismo oitocentista. Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, a marca continua sendo sinônimo de horror e o estúdio, muito parecido com Drácula, saiu recentemente do túmulo e voltou a produzir novos filmes.

Durante 40 anos o Estúdio Hammer produziu mais de 300 obras. Seus filmes lançaram estrelas que se tornaram lendas do cinema, foram dirigidos por grandes cineastas e são marcados por compositores talentosos. O legado do Hammer ajudou a revitalizar todo um gênero de histórias, deu origem a alguns dos maiores talentos da Grã-Bretanha e continuou a inspirar outros filmes como The Rocky Horror Picture ShowThe Mummy (versões de Brendan Fraser e Tom Cruise), Um Sonho de Liberdade e muitos outros.

Veja abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos na Mostra:

“O Monstro do Himalaia”.  “The Abominable Snowman”.  De Val Guest (Inglaterra, 1957). Com Forrest Tucker, Peter Cushing, Maureen Connell.  91 min. Blu-ray. 12 anos.

Em uma remota região do Himalaia, o doutor John Rollason decide fazer parte de uma expedicão em busca do legendario Yeti.

“O Monstro de Duas Caras”. “The Two Faces of Dr. Jekyll”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1960). Com Paul Massie, Dawn Addams, Christopher Lee. 88min. Blu-ray. 14 anos.

O recluso Dr. Jekyll tem em sua esposa, Kitty, uma figura que o trai com Paul Allen, um apostador que está de olho em seu dinheiro. Cansado de sua vida, Jekyll volta sua inteligência para o estudo da mente humana, tomando uma de suas poções na espera de uma resposta, mas liberta o ser escondido dentro de si: Mr. Hyde, um homem bonito e charmoso com uma mente assassina.

“O Homem que Enganou a Morte”. “The Man Who Could Cheat Death”. De Terence Fisher(Inglaterra, 1958). Com Anton Diffring, Hazel Court, Christopher Lee. 82 min. Blu-ray.  14 anos.

Um homem de 104 anos aparenta ter 35, graças a um bizarro segredo: ele mata para extrair a glândula da tireoide de suas vítimas, o que o mantém jovem.

“Drácula – o Perfil do Diabo”. “Dracula Has Risen From the Grave”. De Freddie Francis (Inglaterra, 1968). Com Christopher Lee, Rupert Davies, Veronica Carlson. 92 min. Blu-ray. 14 anos.

Em uma pequena vila ainda sob o “reino de terror” do Conde Drácula, rapaz encontra o corpo de uma jovem na igreja local. Ela é uma vítima do Conde, deixando os moradores apavorados, com o vampiro de volta à ação por aquela região.

“A Serpente”. “The Reptile”. De John Gilling (Inglaterra,1966). Com Noel Willman, Jennifer Daniel, Ray Barret. 91 min. Blu-ray. 12 anos.

Dr.Franhlyn pratica um excêntrico e assustador culto e faz parte de um grupo de adoradores de serpente. Participando de rituais secretos, Dr.Franklin transforma sua esposa Anna em um réptil. 

“O Médico e Irmã Monstro”. “Dr. Jekyll and Sister Hyde”. De Roy Ward Baker (Inglaterra, 1971). Com Ralph Bates, Martine Beswick, Gerald Sim. 97 min. Blu-ray. 14 anos. 

Na busca pelo elixir da vida eterna, o Dr. Henry Jekyll começa a usar hormônios femininos retirados de cadáveres frescos fornecidos por Burke e Hare. Estes têm o efeito de alterar não só o seu comportamento (para pior), mas também de transformá-lo em uma linda, porém diabólica mulher.

“Capitão Cronos – o Caçador de Vampiros”. “Captain Kronos Vampire Hunter Squad!”. De Brian Clemens (Inglaterra, 1974).  Com Horst Janson, John Carson, Shane Briant. 91 min. Blu-ray. 12 anos.

Um ex-soldado espadachim e seu assistente corcunda caçam vampiros nessa fantasia de época.

A Múmia”. “The Mummy”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1959). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Yvonne Furneaux. 86 min. Blu-ray. 12 anos.

Arqueólogos britânicos descobrem o túmulo de uma princesa egípcia morta há quatro mil anos. Acidentalmente, um deles faz voltar à vida o guardião da tumba, Kharis, que recebe a ajuda de um egípcio na missão de matar os profanadores da tumba.

“O Cão dos Baskervilles”. “The Hound of The Baskervilles”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1959). Com Peterf Cushing, André Morell, Christopher Lee. 87 min. Blu-ray.  12 anos.

“O Cão dos Baskervilles”, de Terence Fisher

Um cão assustador, aparentemente vindo do inferno, persegue os membros da família Baskerville. Cabe ao detetive Sherlock Holmes proteger o seu cliente contra esta fera a qualquer custo. 

“A Lenda dos 7 Vampiros”. “The Legend of The 7 Golden”. De Roy Ward Baker e Cheh Chang(Inglaterra, 1974). Com Peter Cushing, David Chiang, Julie Ege . 89 min. Blu-ray. 14 anos.

O guardião do culto dos Sete Vampiros de Ouro viaja da China para a Transilvânia para pedir ajuda ao Conde Drácula, que toma a sua identidade e se muda para a China. Alguns anos mais tarde, em uma universidade chinesa, Professor Van Helsing dá uma palestra na qual ele defende a existência de vampiros para a provocação impiedosa dos alunos. No auditório, há um adolescente, Hsi Ching, que é de uma aldeia periodicamente assolada por uma seita de vampiros, os 7 Vampiros Dourados. O jovem convence Van Helsing a organizar uma expedição para destruir os vampiros e acabar com a maldição. A expedição financiada por uma viúva rica, composta pelo jovem estudante e seus irmãos, todos especialistas em artes marciais.

“Epidemia de Zumbis”. “The Plague of the Zombies”. De John Gilling (Inglaterra, 1966).  Com André Morell, Diane Clare, Brook Willians. 90 min. Blu-ray. 14 anos 

Uma misteriosa epidemia extermina os trabalhadores de um pequeno povoado. Mas quando o Dr. Thompson e o professor Forbes se juntam para descobrir o que está acontecendo, acabam encontrando coisas inimagináveis.

“Os Ritos Satânicos de Drácula”. “The Satanic Rites of Dracula”. De Alan Gibson (Inglaterra, 1973).  Com Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Coles. 87 min. Blu-ray. 14 anos.

O especialista em vampiros Van Helsing é chamado pelo serviço secreto britânico para auxiliar em uma investigação sobre o desaparecimento de várias jovens. O principal suspeito é o próprio Conde Drácula que circula disfarçado pela cidade.

“Bruxa, a Face do Demônio”. “The Witches”. De Cyril Franke (Inglaterra, 1966).  Com  Joan Fontaine, Kay Walsh, Alec McCowen. 90 min. Blu-ray. 14 anos.

A professora Gwen Mayfield sofre um colapso nervoso enquanto leciona na África, atacada por feiticeiros locais que a querem fora do país. Ela retorna à Inglaterra e aceita o emprego de professora num pequeno vilarejo, mas estranha o fato de não haver nenhuma igreja cristã no local. Aos poucos, fatos estranhos passam a incomodá-la, até descobrir que antigos rituais pagãos continuam sendo praticados no vilarejo.

“A Maldição da Múmia”. “The Curse of The Mummy’s Tomb”. De Michael Carreras (Inglaterra, 1964). Com Terence Morgan, Ronald Howard, Fred Clark. 78 min. Blu-ray. 12 anos. 

Egiptólogos descobrem a tumba daquele que foi o mais importante deus egípcio: Ra. Após essa incrível descoberta, dois empresários resolvem ganhar dinheiro com o achado levando a múmia para exposições na Inglaterra. Mas, o que parecia um grande feito arqueológico, se torna um pesadelo quando um místico resolve, através de magia, trazer Ra novamente à vida.

“O Sangue de Drácula”. “Taste the Blood of Dracula”. De Peter Sasdy  (Inglaterra, 1970).  Com Christopher Lee, Geoffrey Keen, Gwen Watford. 95 min. Blu-ray. 14 anos

Três distintos cavalheiros estão procurando por algo excitante em suas tediosas vidas.Eles entram em contato com um dos servos de Drácula e realizam uma cerimônia de magia negra para trazê-lo de volta à vida. Mas, algo dá errado e o servo é morto. Em consequência, Drácula ressuscita e decide vingar-se dos cavalheiros, fazendo com que sejam mortos, um a um, por seus próprios filhos.

“Drácula – o Perfil do Diabo”. “Dracula Has Risen From the Grave”. De Freddie Francis (Inglaterra, 1968). Com Christopher Lee, Rupert Davies, Veronica Carlson. 92 min. Blu-ray. 14 anos.

“O Conde Drácula”.  “Scars of Dracula”. De Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970). Com Christopher Lee, Dennis Waterman, Jenny Hanley. 95 min. Blu-ray. 14 anos.

O Conde Drácula volta à vida em um pequeno vilarejo na Inglaterra e inicia um terrível ritual em busca de vingança.

“Uma Filha para o Diabo”. “To the Devil… A Daughter”. De Peter Sykes (Inglaterra, 1976).  Com Richard Widmark, Christopher Lee, Honor Blackman. 95 min. Blu-ray. 14 anos.

Padre expulso da Igreja lidera um grupo satânico que planeja utilizar uma garota americana para invocar o Diabo na Terra. Entretanto, um romancista faz de tudo para salvá-la.

“Atração Mortal”. “The Vampire Lovers”.  De Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970). Com Ingrid Pitt, Pippa Steel, Madeline Smith. 91 min. Blu-ray. 14 anos.

“Atração Mortal”, de Roy Ward Baker

Quando uma misteriosa condessa viaja ao exterior para visitar um amigo doente, o general Spielsdorf oferece sua hospitalidade. Não imaginava, porém, que ao receber Carmilla estaria abrindo as portas para uma terrível vampira com sede de sangue.

“Condessa Drácula”. “Countess Dracula”. De Peter Sasdy (Inglaterra, 1971).  Com Ingrid Pitt, Nigel Green, Sandor Elès. 93 min. Blu-ray. 14 anos.

Na Europa medieval, a Condessa Elizabeth vive obcecada pela ideia de conservar a eterna juventude.Para realizar o seu perverso sonho, ela tem de se banhar no sangue de mulheres jovens.Com a ajuda do seu amante, o Capitão Dobi, consegue arranjar as vítimas. O terror estende-se pelos domínios da Condessa e precisa-se de alguém valente para destruí-la.

“As Filhas de Drácula”. “Twins of Evil”. De John Hough (Inglaterra, 1971). Com Peter Cushing, Dennis Price, Mary Collinson. 87 min. Blu-ray. 14 anos.

Gêmeas vão viver com o tio, num vilarejo, no qual à noite são vistas figuras femininas vagando. Os aldeões acreditam que o responsável por tudo é o Conde Karnstein, que mora num castelo. Mas elas acabam aproximando-se do castelo, a despeito da proibição do tio.

“Drácula no Mundo da Minissaia”.  “Dracula A.D. 1972”. De Alan Gibson (Inglaterra 1972). Com Christopher Lee, Peter Cushing, Stephanie Beacham. 96min. Blu-ray. 14 anos.

Renascido, Conde Drácula busca vingança em parentes de Van Helsing na Londres dos anos 1970.

“Frankenstein Tem Que Ser Destruído”. “Frankenstein Must Be Destroyed”. 

De Terence Fisher (Inglaterra 1969). Com Peter Cushing, Veronica Carlson, Freddie Jones. 98min. 35mm. 14 anos.

Dr. Frankenstein, com a ajuda de um casal de adolescentes que chantageia, sequestra Dr. Brandt, um ex-colega que é descoberto preso em um asilo. Sua finalidade é a obtenção de informações médicas importantes que só ele pode proporcionar. Mas, Brandt morre e, em seguida, Frankenstein decide transplantar seu cérebro para outro corpo.

“O Horror de Frankenstein”. “The Horror of Frankenstein”. De Jimmy Sangster. (Inglaterra 1970). Com Ralph Bates, Kate O’Mara, Veronica Carlson. 95min. Blu-ray. 14 anos.

O Jovem Victor Frankenstein retorna da Universidade de Medicina disposto a colocar em prática seu projeto mais ambicioso: criar uma nova vida a partir de pedaços de corpos de pessoas já mortas. Sua obsessão em dar vida a uma criatura perfeita leva-o a cometer um assassinato e sua criação resulta num monstro vingativo e insatisfeito com sua condição aterradora. 

“Vampiro da Noite”. “Horror of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1958). Com Peter Cushing, Christopher Lee, Michael Gough. 82 min. 16 mm. 14 anos.

O estudioso de vampiros Dr. Van Helsing chega à cidade e descobre que Jonathan Harker foi mordido pelo nefasto conde Drácula. Forçado a enfiar uma estaca no peito do amigo, ele sai em busca da sua esposa Lucy e sua família, que agora também estão na mira do vampiro.

“As Noivas de Drácula”. “The Brides of Dracula”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1960). Com Peter Cushing, Martita Hunt, Yvonne Monlaur. 85 min. Blu-ray. 14 anos.

Mantido cativo por sua mãe em seu castelo, o Barão Meinster recebe a ajuda de uma jovem e incauta professora, que o liberta, sem saber que o rapaz era na verdade um vampiro. O Dr. Van Helsing novamente entra em ação na sua caça para libertar todos os discípulos de Drácula da terrível maldição do vampirismo.

“A Górgona”. “The Gorgon”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1964).  Com Christopher Lee, Peter Cushing, Richard Pasco. 83 min. 35 mm. 12 anos.

Na cidade de Yandorf estão acontecendo vários assassinatos e as vítimas são transformadas em pedra. Um grupo de moradores começa uma investigação para encontrar o assassino, sem suspeitar que enfrenta a fúria de uma estranha criatura.

“O Beijo do Vampiro”. “The Kiss of the Vampire”.  De Don Sharp (Inglaterra, 1963). Com Noel Willman Edward de Souza, Jennifer Daniel. 88 min. Blu-ray. 14 anos.

Gerald e Marianne Harcourt estão viajando de carro, quando seu veículo quebra e eles são obrigados a passar alguns dias numa pequena e remota comunidade. Logo, eles são convidados a visitar o castelo do Dr. Ravna, o líder de um culto vampírico e que se sente atraído por Marianne.

“O Sarcófago Maldito”. “The Mummy’s Shroud”. De John Gilling (Inglaterra, 1967).  Com André Morell, John Phillips, David Buck. 90 min. Blu-ray. 12 anos. 

Em 1920, uma expedição arqueológica descobre o túmulo de um antigo príncipe egípcio. Voltando para casa com sua descoberta, os membros da expedição logo se vêem sendo mortos por uma múmia, que pode ser revivida lendo as palavras da mortalha do príncipe.

“Drácula – o Príncipe das Trevas”. “Dracula: Prince of Darkness”. De Terence Fisher (Inglaterra, 1966).  Com Terence Fisher. Com: Christopher Lee, Barbara Shelley, Andrew Keir. 78 min. Blu-ray. Livre.

Viajando pela Europa Oriental, dois casais chegam ao vilarejo de Karlsbad ao final de um longo dia. Convidados a passar a noite num castelo da região, não suspeitam que o anfitrião, o Conde Drácula, aguarda ansiosamente a chegada dos visitantes.

“Sangue no Sarcófago da Múmia”. “Blood from the Mummy’s Tomb”. De Seth Holt e Michael Carreras (Inglaterra, 1971). Com Andrew Keir, Valerie Leon, James Villers. 94 min. Blu-ray. 12 anos.

A esquife da múmia da Rainha Tera, conhecida como a rainha das trevas, além de outros artefatos misteriosos são encontrados numa expedição inglesa. Sem saber sobre o mal que os aguarda, os arqueólogos transportam os achados para Inglaterra e, de repente, eventos trágicos começam.

(Carta Campinas com informações de divulgação)