A Oficina Cultural Oswald de Andrade está com a programação de janeiro dedicada às artes cênicas e à dança. A maioria das atividades acontece por meio das plataformas on-line da instituição.

No espetáculo “Danças Afroatlânticas”, os dançarinos e pesquisadores do coletivo Danças Afroatlânticas trazem à cena elementos ligados às origens africanas e indígenas das danças de salão e das danças populares praticadas no continente americano, buscando responder às perguntas: “o que essas danças têm em comum?” e “o que delas se perdeu ao longo do processo de elitização e embranquecimento?”. Vibrante e questionador, o espetáculo será exibido via live do Youtube da Oficinas Culturais, na sequência de cada exibição, acontecerá uma roda de conversa do público com os integrantes do coletivo, via plataforma Zoom. As exibições acontecerão nos dias 28 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro, quintas e sextas-feiras, às 20h.

“A máscara como ferramenta no treinamento do ator” (Foto: Rogério Ortiz)

O laboratório Dramaturgia sem palco: experimentos sonoros, plásticos e gráficos pretende aprofundar estudos de obras que habitam a fronteira entre literatura, performance, artes visuais e teatro, além de acompanhar o desenvolvimento de projetos autorais de dramaturgia em campo expandido. Para trazer outras perspectivas e fomentar o debate, foram convidados os artistas-pesquisadores: Babi Fontana, João Turchi e Lígia Oliveira que trabalham com o texto e a palavra em territórios de fronteira para intervir em alguns dos encontros, que acontecerão de forma on-line às segundas-feiras, de 18 de janeiro a 1 de março, das 16h às 18h. As inscrições estão abertas neste link até 14 de janeiro.

A partir do diálogo entre Dança e Eutonia, a proposta das aulas on-line da oficina Mover o tocar – movimento e eutonia entre mulheres é trabalhar o corpo em movimento de modo sensível, em busca de entrar em contato com a capacidade e potência de se autocuidar em um momento tão delicado pelo qual passamos. Serão abordados e desenvolvidos temas como a consciência da pele, ossos e suas relações com o suporte do solo e com o espaço que nos cerca. As práticas têm como princípio a expansão da atenção e presença no corpo, abertura de espaços internos, a experiência do auto-toque e a escuta silenciosa ao desejo do corpo, suas necessidades e possibilidades de movimentos. A atividade será desenvolvida às seundas-feiras das 10h30 às 12h, de 18 de janeiro a 22 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 17 de janeiro.

O laboratório de movimento Treinamento modo flow propõe a ação de estudar e desenvolver um pensamento do corpo, a conexão de corpo-mente-ambiente no trabalho do ator, a sofisticação da escuta, o mapeamento do movimento involuntário dos olhos, a coordenação motora, a dissociação cerebral, a rítmica corporal (investigação cognitiva e afetiva), a sequência coreográfica autoral, a improvisação de ações, o antídoto do movimento. Os encontros serão realizados às terças-feiras, de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, das 18h30 às 20h30 pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 15 de janeiro.

Os participantes da oficina Arte participativa e performance relacional terão contato com um panorama artístico nacional e internacional, no qual se propõem reflexões sobre quais as relações que podemos estabelecer entre Arte e Público. Durante esta vivência coletiva será montado o espetáculo-experiência “Afectos”, junto aos participantes da oficina que quiserem adentrar neste experimento relacional participativo. Esta montagem é um desdobramento da exposição virtual de fotoperformances “Afecto” do casal de artistas, Marcelo Prudente e Pedro Orlando. Os encontros irão ocorrer às quintas-feiras, de 21 de janeiro a 4 de março, das 19h às 21h pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de janeiro neste link .

O Workshop de teatro físico: Corpo e interpretação é uma oficina de livre criação, com intenso treinamento corporal e gestual baseado nos ensinamentos presentes nos estudos de mestres como Meyerhold, Grotowski e Antonin Artaud. Os encontros serão focados em provocar a emergência e a organização dos desejos poéticos em um detalhado estudo corporal. A atividade é presencial e será realizada em sala ampla na Oficina Cultural Oswald de Andrade, respeitando o distanciamento social e as normas sanitárias, sendo obrigatório o uso de máscara. Os encontros acontecerão às quartas e sextas-feiras das 14h às 16h30 de 3, 5 10 e 12 de fevereiro. Os interessados deverão se inscrever neste link até o dia 29 de janeiro.

Por meio da teoria de Carl Gustav Jung – fundador da psicologia analítica, a oficina Ampliando o inconsciente da personagem – um estudo sobre atuação e vida, busca oferecer subsídios para refletir a partir dos símbolos teatrais, o que o inconsciente de forma criativa nos coloca em contato por meio da atuação. Cada participante será convidado a escolher um personagem de algum texto, performance ou tema para traçar paralelos entre o processo de atuação na apropriação do papel e em seu processo de vida. A oficina será virtual e acontecerá às quartas-feiras, de 20 de janeiro a 24 de fevereiro, das 10h às 12h. As inscrições devem ser realizadas neste link até o dia 17 de janeiro.

Às quintas-feiras, de 21 de janeiro a 25 de fevereiro, os participantes da oficina A organicidade do ator através de exercícios plásticos serão guiados por meio do treinamento psicofísico, conhecido como: “Exercícios plásticos”, desenvolvido no Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Os encontros, das 14h às 16h via Zoom, promoverão o estudo de elementos como: impulsos, precisão, atenção, escuta, energia e fluidez. Para participar, é necessário se inscrever neste link até o dia 17 de janeiro.

O principal foco da oficina Poemas do corpo – pesquisa de movimento é propiciar, a partir de um ambiente de experimentação, que cada participante possa acessar o campo sensível e entrar em contato com seu processo criativo e linguagem corporal. Pela plataforma Zoom, os encontros serão realizados às quintas-feiras, das 10h30 às 12h, de 21 de janeiro a 25 de fevereiro. Os interessados em participar deverão se inscrever neste link até o dia 17 de janeiro.

A máscara e o teatro caminham juntos há muito tempo: como os gregos antigos, que nos legaram como símbolos do teatro as clássicas máscaras da comédia e tragédia, ou as máscaras japonesas do Teatro Nô, não menos antigas, passando ainda pela Commedia Dell’Arte da velha Europa e em experiências inovadoras, como as máscaras Larvárias, introduzidas no cenário contemporâneo pelo teatrólogo francês Jacques Lecoq. Nos encontros no formato live/bate papo do curso A máscara como ferramenta no treinamento do ator, o artista visual Wander Rodrigues abordará temas sobre a criação, execução, manuseio de uma máscara teatral e também comentará sobre a importância da máscara como ferramenta no treinamento e trabalho do ator/artista. O curso acontecerá pela plataforma Zoom de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, sextas-feiras, das 15h às 17h. As inscrições devem ser realizadas neste link até o dia 20 de janeiro.

O Núcleo Menos 1 Invisível irá proporcionar juntamente com Eduardo Fukushima um treino aberto de Introdução às práticas da respiração chinesa aliadas com a dança. Esta ação gratuita faz parte do projeto “Mergulho” contemplado pelo 28º edital de Fomento à Dança para Cidade de São Paulo e tem o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade. As aulas são presenciais em espaços abertos da Oficina Cultural Oswald de Andrade e acontecerão de 26 de janeiro a 23 de fevereiro, terças-feiras, das 12h às 14h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 18 de fevereiro.

O mestre Pedro Peu e o Núcleo Menos 1 Invisível irão realizar um treino aberto de Capoeira Angola, com muito ritmo e cantoria numa só ginga. Esta ação também faz parte do projeto “Mergulho” contemplado pelo 28º edital de Fomento à Dança para Cidade de São Paulo e tem o apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Com aulas presenciais em espaços abertos da Oficina Cultural Oswald de Andrade, as vagas são limitadas respeitando o distanciamento coletivo e as normas sanitárias, sendo obrigatório o uso de máscara. Os encontros serão realizados às quintas-feiras, de 28 de janeiro a 25 de fevereiro, das 12h às 14h. Os interessados devem se inscrever neste link até o dia 18 de fevereiro.

A oficina Introdução à dramaturgia contemporânea pelo pensar da pedagogia feminista foi concebida como uma porta de entrada para conhecer ou se aproximar mais das estéticas e processos criativos pertinentes ao ofício da escrita voltada à cena teatral contemporânea. Serão oferecidos materiais teóricos, textos de dramaturgia nacional e internacional, assim como exercícios de experimentação criativa para a escrita de pequenas cenas. Em cada encontro, os participantes receberão uma proposta de exercício prático que dialogue com o material apresentado. O workshop acontecerá dentro de uma prática político-pedagógica embasada na Pedagogia Feminista, com técnicas e dinâmicas de escuta/fala/reflexão igualitárias, materiais teóricos e dramaturgias escritas por mulheres. A atividade será conduzida de forma colaborativa pelas integrantes do NED – Núcleo de Experimentação em Dramaturgia, atuante desde 2016. Por meio do Google Meet, a atividade será realizada às sextas-feiras, de 29 de janeiro a 26 de fevereiro, das 15h às 17h. Os interessados deverão se inscrever neste link até o dia 26 de janeiro.

EXIBIÇÃO DO ESPETÁCULO: DANÇAS AFROANTLÂNTICAS
Coordenação: Mariana Franco
28 e 29 de janeiro; 04 e 05 de fevereiro – quintas e sextas-feiras – 20h
Classificação etária: 16 anos
Duração do vídeo-dança: 40 minutos
Plataforma de exibição: Youtube das Oficinas Culturais

LAB DRAMATURGIA SEM PALCO: EXPERIMENTOS SONOROS, PLÁSTICOS E GRÁFICOS
Coordenação: Sofia Boito | Carolina Mendonça | Miguel Caldas
18 de janeiro a 1 de março – segundas-feiras – 16h às 18h
Inscrições: 7 até 14 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c9cf439982f9d0f89ac7f1ed43e85f7d
Seleção: Análise de currículo | Questionário
Vagas: 20

OFICINA: MOVER O TOCAR – MOVIMENTO E EUTONIA ENTRE MULHERES
Coordenação: Carolina Minozzi | Tatiana Burg
18 de janeiro a 22 de fevereiro – segundas-feiras – 10h30 às 12h (dia 25/01 não haverá oficina)
Inscrições: 7 até 17 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9c121513cf1e1f6de37b405531a60891
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Plataforma de exibição: Zoom

LABORATÓRIO DE MOVIMENTO _EXPERIÊNCIA ONLINE: TREINAMENTO MODO_FLOW
Coordenação: Leonardo Bertholini
19 de janeiro a 23 de fevereiro – terças-feiras – 18h30 às 20h30
Inscrições: 7 até 15 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/3f194fbcc671d39373d095ac1e4aab4d
Seleção: Currículo resumido e carta de interesse
Vagas: 20
Plataforma de exibição: Zoom

OFICINA: ARTE PARTICIPATIVA E PERFORMANCE RELACIONAL
Coordenação: Marcelo Prudente | Pedro Orlando
De 21 de janeiro a 4 de março – quintas-feiras – 19h às 21h
Inscrições: 7 até 17 de janeiro
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/ae789113b952dd0673b4c80a48720bfe
Seleção: Carta de interesse
Vagas: 20
Plataforma de exibição: Google Meet

WORKSHOP DE TEATRO FÍSICO: CORPO E INTERPRETAÇÃO
Coordenação: Pamela Duncan
De 3, 5, 10 e 12 de fevereiro – quartas e sextas-feiras – 14h às 16h30
Inscrições: 7 até 29 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/381dae8478b35448f4506cfc75009042
Seleção: Análise de currículo
Vagas: 12

OFICINA: AMPLIANDO O INCONSCIENTE DA PERSONAGEM – UM ESTUDO SOBRE ATUAÇÃO E VIDA
Coordenação: Patrícia Teixeira
De 20 de janeiro a 24 de fevereiro – quartas-feiras – 10h às 12h
Inscrições: 7 até 17 de janeiro
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c9513b89892fb5a2667053143887285a
Seleção: Análise de currículo | Carta de interesse
Vagas: 20

OFICINA: A ORGANICIDADE DO ATOR ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS PLÁSTICOS
Coordenação: Marco Antônio Barreto
De 21 de janeiro a 25 de fevereiro – quintas-feiras – 14h às 16h
Inscrições: 7 até 17 de janeiro
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/8a5d67822c772017ee2e734f9387f00e
Vagas: 20
Plataforma de exibição: Zoom

OFICINA: POEMAS DO CORPO – PESQUISA DE MOVIMENTO
Coordenação: Key Sawao
De 21 de janeiro a 25 de fevereiro – quintas-feiras – 10h30 às 12h
Inscrições: 7 até 17 de janeiro
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/719c6c64efb8dbf088b2677dee1a2c2e
Seleção: Análise de currículo | Carta de interesse
Vagas: 20
Plataforma de exibição: Zoom

CURSO ONLINE: A MÁSCARA COMO FERRAMENTA NO TREINAMENTO DO ATOR
Coordenação: Wander Rodrigues
De 22 de janeiro a 5 de fevereiro – sextas-feiras – 15h às 17h
Inscrições: 7 até 20 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/9754f4e85b915d1ecb9de2911d9d80cb
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 20
Plataforma de exibição: Zoom

AULAS ABERTAS: INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS DA RESPIRAÇÃO CHINESA ALIADAS COM A DANÇA
Coordenação: Núcleo Menos 1 Invisível e Eduardo Fukushima
Data e horário: 26 de janeiro e 23 de fevereiro – terças-feiras – 12h às 14h
Inscrições: 7 de janeiro até 18 de fevereiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/74ca370079f9b8a16f111e4f943bfe24
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 10

AULAS ABERTAS: VIVÊNCIA DE CAPOEIRA ANGOLA “VAMOS VADIÁ”
Coordenação: Núcleo Menos 1 Invisível e Pedro Peu
28 de janeiro e 25 de fevereiro – quinta-feira – 12h às 14h
Inscrições: 7 de janeiro até 18 de fevereiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/4974a9fe76a5b447c35ad12a15fa0260
Vagas: 10

OFICINA: INTRODUÇÃO À DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA PELO PENSAR DA PEDAGOGIA FEMINISTA
Coordenação: Carina Murias | Claudia Jordão | Juliane Pimenta
29 de janeiro a 26 de fevereiro – sextas-feiras – 15h às 17h
Inscrições: 7 até 26 de janeiro https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/7153f307b5c0c430849e99573d3f3176
Seleção: Carta de interesse | Análise da ficha de inscrição
Vagas: 30
Plataforma de exibição: Google Meet

(Carta Campinas com informações de divulgação)