Buscando partilhar e propor um espaço de troca, conversa e imaginação sobre o teatro em tempos de crise, num diálogo entre universidade e sociedade, o Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP promove a realização da Mostra Cênica de Verão, que acontecerá do dia 12 ao dia 19 de janeiro.

UbuFlux

A programação – inteiramente gratuita – apresenta os experimentos virtuais realizados no segundo semestre de 2020 e lives sobre temas ligados ao fazer teatral organizadas pelos Laboratórios do Departamento de Artes Cênicas.
O evento ocorre semestralmente desde 2010 e, nesta edição, continua resistindo à inércia imposta em momento de recolhimento social, ação de extrema importância. Condicionados pela pandemia e pela necessidade de isolamento social, esta edição continua se fundamentando na exploração de novos formatos para criação e disponibilização de materiais artísticos.

Decidindo seguir o plano pedagógico e propor uma exploração de novos caminhos, o Departamento de Artes Cênicas continua se reinventando e pesquisando como promover os estudos do fazer teatral por meio das diversas plataformas digitais.

Tendo em vista o caráter público da universidade e a responsabilidade de diálogo com a sociedade, e compreendendo a importância das artes cênicas na construção de espaços de troca, a Mostra busca investigar novas possibilidades de encontro com o público, promovendo momentos de reflexão através da exploração de novos meios, de modo a garantir o distanciamento que o momento sanitário exige e proporcionar experiências completas a todas as pessoas.

A programação deste semestre é composta pelo experimento cênico Do Lado de Lã do Céu, com orientação de Lucienne Guedes; a mini-série teatral dadaísta UbuFlux, com orientação de Verônica Fabrini; a videoperformance A.L.I.C.E. – A Lucidez Irresistível de uma Consciência Errante, com orientação de Matteo Bonfitto; além de Lives-Conversas com os Laboratórios DAC.

Reiteramos que todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão de maneira totalmente online.

Confira a programação completa no Catálogo Geral da Mostra. Mais informações sobre o evento na página da Mostra no site do Instituto de Artes da UNICAMP, bem como pelo @labprodunicamp (Instagram) e pela página do Facebook.

PROGRAMAÇÃO
EXPERIMENTOS VIRTUAIS

Do Lado de Lã do Céu
Sinopse: O rio que secou pode nos mostrar que caminho seguir? Existe uma memória, um fio que fica para trás e pode nos guiar diretamente para onde começamos, basta haver alguém que ouse recontá-la. Assim, podemos escolher por onde nossa jornada seguirá desde que haja outro alguém que a escute. Nessa trajetória virtual, somos convidades a descobrir onde foi parar a chuva a partir de narrativas, excertos de sonhos e vivências pessoais, valendo-nos das imagens e sons como impulsionadores sinestésicos.
Formato: Experimento cênico com inscrição prévia
Datas: 12 a 19 de janeiro
Plataforma: Instagram (@grupofio)
Live-conversa: 12 de janeiro, às 20h

UbuFlux
Sinopse: Gloriam Ubu! Juros ubus fidelis patris tronos magnum! UbuFLUX: Bufonaria continental em dois atos e muita realidade. Achou muito? Foda-se! Pega um lanche! Mija antes! Dá um pause pra cagar! Descendente direto daqueles famosos tantos Ubus, sanguinários, covardes e bufões, que finalmente chega até nós, século XXI civilizado, sanguinário, ave César, amém! Juramos por Deus e pela pátria que qualquer semelhança não é mera coincidência! Ego Ubu et execratis, magnanimi iuri magnam summam!
Formato: Mini-série teatral dadaísta
Datas: 13 de janeiro
Plataforma: Instagram (@ubu.flux)
Live-conversa: 13 de janeiro, às 20h

A.L.I.C.E. – A Lucidez Irresistível de uma Consciência Errante
Sinopse: Baseado nas obras de Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho – essa criação se propõe como um dispositivo audiovisual catalisador de questões e paradoxos que permeiam o contemporâneo.
Formato: Transmissão ao vivo no youtube.
Datas: 19 de janeiro
Plataforma: Youtube
Live-conversa: 19 de janeiro, às 20h
LABSDAC | Lives-Conversas

/// LabDrama
Título: Live-Conversa | Um panorama de ações e produções do LabDrama: leituras, dramaturgias e escritas vivas da cena
Sinopse: A mesa visa apresentar o depoimento de alguns participantes do LabDrama sobre as ações realizadas nos últimos três anos e também pensar em perspectivas para o futuro.
Data: 13 de Janeiro, às 14h
Participantes: Alanis Mahara, Cassiano Quilici, Fernande Nunes, Geovana Mangiavacchi, Grácia Navarro, Isa Kopelman, Larissa de Oliveira Nunes e Sofia Fransolin.

/// LabMater
Título: Live-Conversa | Memórias do Ensino e da Cena, Entre Materiais e Manufaturas
Sinopse: A Conversa com os professores Marcio Tadeu e Helô Cardoso, homenageados pelo Laboratório de Linguagens Materiais e Oficinas da Cena, convidados a partilhar processos criativos, metodologias pedagógicas, entre outras memórias fundamentais para o desenvolvimento da área de visualidades do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.
Data: 14 de Janeiro, às 14h
Participantes: Helô Cardoso, Marcio Tadeu, Verônica Fabrini e Erika Schwarz

/// Mesa-IC
Título: Teatros Negros e Suas Entradas/Ocupações na Universidade
Sinopse: Conversa com a participação de alunos da graduação e do PPGAC sobre os processos de criação de alguns dos trabalhos apresentados na mostra.
Data: 15 de Janeiro, às 14h
Participantes: Gina Monge, Victor Lima, Monique Ferreira e Fernando Vitor.

/// LabProd
Título: Live-Conversa | Produção teatral e pandemia: estratégias e aprendizados
Sinopse: Conversa a partir de experiências de produção teatral realizadas no contexto do isolamento social. Estratégias de diálogo com público e instituições culturais, novos formatos e reverberações no contexto pós pandemia.
Data: 18 de Janeiro, às 14h
Participantes: Anayan Moretto, Rodrigo Spina e Alice Possani

/// LabAct
Título: Live-Conversa | Olhares Sobre Atuação
Sinopse: Conversa com a participação de alunos da graduação e do PPGAC sobre os processos de criação de alguns dos trabalhos apresentados na mostra. Encontro organizado pelo LabACT – Laboratório de Atuação e Saberes da Prática.
Data: 19 de Janeiro, às 14h
Participantes: Matteo Bonfitto e Lucienne Guedes.

(Carta Campinas com informações de divulgação)