A companhia Gravitá, formada por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, estreia o espetáculo “Sob o mesmo teto” no próximo dia 23 de janeiro. As sessões acontecem sempre aos sábados, às 19h, no canal da companhia no YouTube, até 20 de fevereiro. A direção é de Michelli Rebulho. 

(Foto: Edgar Ishikawa)

O espetáculo “Sob o mesmo teto” é um projeto que mistura as linguagens de circo, teatro e audiovisual. Em cena, um professor cheio de manias (Alessandro Coelho) tem a sua rotina transformada após resgatar uma gata (Débora Ishikawa). Ele a salva das ruas e ela o salva da solidão. 

“Foi a partir do desejo de explorar tipos diferentes de relacionamento, que não uma representação romântica de casal, que nasceu a ideia do espetáculo, de mostrar a relação de um humano com um pet”, explica Débora Ishikawa. ”A acrobacia mão a mão já tem em si essa característica de relação entre duas pessoas, o que sempre trabalhamos em nossos números.” 

Sem falas, a comunicação com o público se estabelece por meio de movimentos corporais, cômicos e acrobáticos. Dessa interação, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a maneira como ambos enxergam a vida. 

“A temática da relação do ser humano com um pet atinge a todas as idades, desde a criança que tem o seu primeiro bichinho até o idoso que encontra companhia num animal de estimação”, reflete Alessandro Coelho. 

Os elementos em cena exploram o contraste entre as personalidades das personagens. O cenário, assinado por Rafael de Castro, remete a uma lousa escolar. A trilha de Fred Fonseca, por sua vez, contrapõe batidas exatas e repetidas a temas melódicos que soam como miados felinos. Já os figurinos, criados por Helen Quintans, opõem cores sóbrias e quentes. 

Entre o circo e o vídeo

O público assiste a uma versão gravada da peça, adaptada para também ser um produto audiovisual. Captado em vários ângulos e editado para não ser um mero registro em câmera parada, o resultado é uma experiência diferente da apresentação presencial, que oferece ao público a oportunidade de perceber nuances e detalhes dos movimentos acrobáticos. No entanto, a encenação mantém seus elementos teatrais e poderá ser assistida presencialmente no futuro. 

Além do espetáculo, a companhia produziu um minidocumentário, “Sob o mesmo teto sob muitos olhares”,  que mostra o histórico dos artistas e da companhia, os bastidores da criação e a superação das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Dividido em quatro partes, cada uma delas será exibida na véspera das apresentações, às sextas, também no Youtube. A primeira sessão acontece no dia 22/1, às 19h. 

“Sob o mesmo teto” é o primeiro espetáculo da Cia. Gravitá, fundada em 2017, composta por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, que trabalham juntos desde 2009. Desde então, os acrobatas acumulam uma longa experiência na criação de diversos números de dupla de mão a mão. Atualmente, têm dez números em seu repertório, incluindo o que deu origem ao espetáculo. 

Sob o mesmo teto

de 23 de janeiro a 20 de fevereiro

sábados, às  19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube

link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto

classificação: livre

duração: 60min

DocumentárioSob o mesmo teto sob muitos olhares

de 22 de janeiro a 19 de fevereiro

sextas, às  19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube

link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto

Agenda

22/01 – Parte 1 (5 min) 

29/01 – Parte 2 (5 min)

05/02 – Parte 3 (5 min)

12/02 – Parte 4 (5 min)

19/02 – Todas as partes na íntegra (20 min)

classificação: livre

Sinopse

Um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. Ele a salva das ruas. Ela o salva da solidão. “Sob o mesmo Teto” é um espetáculo da Cia. Gravitá, com Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, dirigidos por Michelli Rebulho (da Cia. Diálogos Acrobáticos). A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma como ambos enxergam a vida. 

Ficha técnica

Acrobatas

Alessandro Coelho

Débora Ishikawa

Direção

Michelli Rebulho

Preparação Corporal

Kelly Cheretti

Figurinos

Helen Quintans

Trilha Sonora

Fred Fonseca

Cenografia

Rafael de Castro

Assistente de Cenografia
Felipe Rodrigues

Marcenaria
Valmir D’Fiamma

Serralheria
Dudu Rodrigues

Apoio Operacional de Cenografia
Márcia Oliveira

Produção Geral
Débora Ishikawa 

Produção executiva

Juliana Kaneto

Identidade Visual
Otávio Fantinato

Assessoria de Imprensa

Rodrigo Sampaio

Comunicação e Marketing Digital

Vox Baccai

Produção Audiovisual

Edgar Ishikawa

Operador de Câmera
Guilherme Perez

Local de filmagem
Barracão Teatro

Agradecimentos
Alex Brede, Espaço Diálogos Acrobáticos, Jeisel Bonfim e Barracão Teatro.

(Carta Campinas com informações de divulgação)