O setor cultural de Campinas está realizando uma importante campanha em rede para pressionar o poder público municipal a contemplar todos os projetos aprovados na lei Aldir Blanc. 

Desde 2016, o setor cultural não possui seu edital municipal, o FICC. Uma pequena parte desse valor que não foi usado garantiria recursos para todos os projetos do edital Ações em Rede, que teve um grande volume de inscrições. 

O abaixo-assinado para apoiar o setor cultural de Campinas pode ser acessado neste link.

A Lei Aldir Blanc (LAB) foi fruto de uma mobilização nacional! Pensada para salvar o setor cultural com um auxílio emergencial, já que a pandemia limitou a presença essencial do público. Apesar da situação de penúria do setor, 110 projetos ficaram de fora de um dos editais LAB de Campinas! Pra piorar, Campinas está sem sua principal política cultural há anos! O FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), deveria lançar editais todos os anos para incentivar os projetos culturais da cidade. No entanto, desde 2016 a Prefeitura de Campinas não abre edital do FICC. São cerca de R$ 10 milhões em investimento cultural represados! A boa notícia é que a LAB possibilita ao governo adicionar recursos próprios! A cidade de São Paulo é um exemplo: usou essa possibilidade e colocou mais recursos para auxiliar o setor cultural, que movimenta parte importante da economia de todo nosso estado. Além disso, com muito menos que esses R$ 10 milhões que sumiram, seria possível contemplar os 110 projetos deixados de fora. Se outras cidades conseguem, por que Campinas não conseguiria?A situação é urgente! Trabalhadoras e trabalhadores da cultura estão com dificuldades de se sustentar nessa pandemia. Os movimentos culturais já protocolaram uma carta assinada por pessoas e coletivos, um vereador já fez um pedido de informação ao governo. O secretário da Cultura Ney Carrasco e o prefeito Jonas Donizette(PSB) precisam cumprir seu dever e encontrar soluções emergenciais para incluir os projetos que ficaram de fora!”, anotam os organizadores da campanha.

Veja também o requerimento ao prefeito que foi protocolado junto com o abaixo-assinado pelo vereador Pedro Tourinho (PT).

(Carta Campinas com informações de divulgação)