A Escola de Artes Augusto Boal levou suas atividades à virtualidade, novamente, nesse segundo semestre de 2020, devidos aos protocolos de saúde pública exigidos pela pandemia de COVID-19. As arte-educadoras e arte-educadores da escola propuseram atividades de técnica e de criação para os aprendizes por meio de videoconferências e, na próxima semana, traz ao público sua Mostra de Artes do Corpo que já acontece há cinco anos, mas de modo online.

(Imagem: Divulgação)

A “MAC em Casa” acontece nos dias 9, 10 e 11 de dezembro e contará com uma programação de exibição de trabalhos em vídeo dos aprendizes dos Cursos Profissionalizante de Dança e Teatro, sendo mediada pelos aprendizes e arte-educadores.

Nesse semestre, para o Curso Profissionalizante em Dança, os aprendizes produziram pesquisas e experimentações em videodança orientados pela artista da dança e arte-educadora Cibele Ribeiro, que é responsável, nesse semestre, pela componente curricular Dança Contemporânea, além de registros de trabalhos finais da componente de Consciência Corporal ministrado pela artista da dança e arte-educadora Mariana Jorge.

A programação de dança acontecerá no dia 9 de dezembro e contará com as obras dos aprendizes: Arianderson Martins, Angeles Galván, German Andrés Secreto, Fernanda Aquino, Leila Kawanishi, Luiza Isabela, Mariel Azoubel, Rhaissa Zeferino e Tânia Garcia.

Cibele Ribeiro é artista da dança, arte-educadora, pesquisadora e encenadora, mestra em Artes Cênicas/Dança pela UFRN e atua como criadora em processos investigativos de movimento e improvisação e composição cênica nas fronteiras entre a dança, teatro e performance e improvisação multiartes e tem estado à frente da maioria das componentes curriculares de criação da escola desde 2015.

Mariana Jorge é graduada, mestra e doutoranda pela UNICAMP e desde 2010, integra o Grupo de Pesquisa BPI e Dança do Brasil, coordenado pela Profª. Dra Graziela Rodrigues e desenvolve investigação prático-teórica sobre o Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e é interprete do Núcleo BPI. Dedica-se ao estudo do processo de formação do bailarino e a criação cênica em dança.

Além das apresentações de dança, a “MAC em Casa” conta ainda com uma programação formada pelos trabalhos dos aprendizes e arte-educadores do Curso Profissionalizante de Teatro que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro.

Diógenes Ruiz, Cama (Foto: Divulgação)

No dia 11, serão apresentados os experimentos de poética da cena/iluminação, do curso profissionalizante em teatro. As cenas foram criadas pelos aprendizes: Diogenes Ruiz, Marília Silva, Paola Champi, Silvio Junior e Thamires Vecchiato.

Os experimentos contam com a orientação de Gisele Jorgetti, artista com formação em Artes Cênicas e mestrado pela USP. É arte-educadora da Escola de Artes Augusto Boal desde 2016, na qual ministra disciplinas teóricas e práticas. 

A Escola de Artes Augusto Boal (Secretaria de Cultura de Hortolândia) é um projeto pioneiro no interior de São Paulo que oferece cursos de formação profissionalizante em Dança e Teatro com dois anos de duração, gratuitamente, e alto nível de qualidade técnica, introduzindo e capacitando seus aprendizes à profissionalização artística.

MAC EM CASA
Dias 09, 10 e 11 de dezembro às 19h
Para assistir, acesse:
Canal do YouTube da Escola de Artes Augusto Boal
https://www.youtube.com/channel/UCz6z4ICnhGzJVuCL-QGgYew

(Carta Campinas com informações de divulgação)