O Instituto Butantan, instituto público do Estado de São Paulo que desenvolve vacinas e pesquisas na área de saúde, criou durante os últimos 5 meses um soro contra o coronavírus e já tem mais de 2 mil doses prontas para o início dos testes de segurança e eficácia, aguardando apenas o sinal verde da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

(foto gov sp – div – fp)

Devido a emergência da epidemia, alguns países já estão fazendo testes em humanos com soros desenvolvidos especialmente contra a Covid-19. A bioquímica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, diretora de Inovação do instituto, afirmou à revista Pesquisa Fapesp que o soro mostrou resultados satisfatórios em testes de neutralização em células e segurança em camundongos e coelhos.

“Não há nenhum modelo animal que reproduza a Covid-19 do mesmo modo que nos humanos. Por causa dessa impossibilidade, a Argentina, o México e a Costa Rica não realizaram essa etapa, alguns soros  já conseguiram a autorização oficial e a Argentina já começou os testes clínicos com seu próprio soro”, afirmou à revista Pesquisa Fapesp. A expectativa dos pesquisadores é que os testes provem que o soro ajuda no combate à infecção pelo vírus.