Uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, divulgada neste domingo, 6 de dezembro, revela uma prova importante sobre a perseguição (o chamado Lawfare) da Lava Jato contra o ex-presidente Lula.

A reportagem, que tratava sobre a publicação de um livro sobre a Odebrecht, revelou trechos de um diário escrito na prisão por Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa e que ficou encarcerado por mais de dois anos em Curitiba. O livro é A Organização, da jornalista Malu Gaspar.

Um dos trechos mais reveladores da reportagem não foi dado importância pelo programa da Rede Globo, mas ele deixa claro e de forma cristalina, mais uma vez, que a negociação da delação da Odebrecht tinha de implicar o ex-presidente Lula (esse era o interesse da Lava Jato, revela Marcelo em seu diário). Ou seja, fica explícito que a Lava Jato só negociava a delação se Lula fosse culpabilizado de alguma forma.

O diário de Marcelo Odebrecht comprova, mais uma vez, que a Lava Jato, de Deltan Dallagnol e Sérgio Moro, tinha como alvo “fundamental” o ex-presidente Lula e não a corrupção, como ficou comprovado também pelos trechos das conversas dos grupos do Telegram, vazados pelo site The Intercept Brasil e também pela ida do ex-juiz Sérgio Moro para o governo.

Marcelo diz textualmente nos diários que, não “abordar o tema Lula corretamente” (“fundamental para a Lava Jato”) poderia comprometer o acordo de delação da empresa, poderia colocar a empresa em risco financeiro maior e, ainda, deixá-lo na prisão por mais tempo. Ou seja, Marcelo Odebrecht deixa claro que a senha para sair da prisão era acusar Lula no acordo de delação.

Já deu, ou precisa de mais ?

Veja a reportagem:

https://globoplay.globo.com/v/9079963/programa/