As anotações diárias que o ex-presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, fazia na prisão revelam mais uma prova de que a Lava Jato perseguia o ex-presidente Lula.

Segundo o diário de Marcelo Odebrecht, a Lava Jato de Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e da Rede Globo, tinha como alvo “fundamental” o ex-presidente Lula e não a corrupção, como ficou comprovado também pelos trechos das conversas dos grupos do Telegram, vazados pelo site The Intercept Brasil e também pela ida do ex-juiz Sérgio Moro para o governo Bolsonaro.

Uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, divulgada neste domingo, 6 de dezembro, mostrou uma prova sobre a perseguição (o chamado Lawfare) da Lava Jato contra o ex-presidente Lula.

A reportagem, que tratava sobre a publicação de um livro sobre a Odebrecht, revelou trechos de um diário escrito na prisão por Marcelo Odebrecht, que ficou encarcerado por mais de dois anos em Curitiba.

O diário de Marcelo Odebrecht revela a briga dele com o pai, Emílio Odebrecht. Um dos momentos cruciais foi a longa negociação da delação que a Odebrecht fez com a Lava Jato. Marcelo culpa o pai por não implicar o ex-presidente Lula (esse era o interesse da Lava Jato, revela Marcelo em seu diário). Ou seja, fica explícito que a Lava Jato só negociava a delação se Lula fosse acusado de alguma forma.

Marcelo Odebrecht fica muito nervoso com o pai. Para ele, Emílio Odebrecht não “aborda o tema Lula corretamente” (“fundamental para a Lava Jato”). Isso poderia comprometer o acordo de delação da empresa, poderia colocar a empresa em risco financeiro maior e, ainda, deixá-lo na prisão por mais tempo.

Ou seja, Marcelo Odebrecht deixa claro que o único jeito de sair da prisão era acusar Lula no acordo de delação premiada. Isso, o diário deixa evidente e era o que a Lava Jato queria e conseguiu.

O pai de Marcelo Odebrecht também sabia que precisava acusar Lula, mesmo que não tivesse prova. E isso também ficou claro em um vídeo de seu depoimento,

Emílio Odebrecht, em vídeo divulgado na internet, que depois foi excluído, sabia que não poderia elogiar, inocentar ou falar positivamente do caráter do ex-presidente Lula. Algo parece totalmente absurdo em uma investigação judicial foi gravado em vídeo.

Ao iniciar uma fala para elogiar ou indicar inocência do ex-presidente Lula, ele diz: “Eu sou muito transparente. Eu gosto do Lula, confio nele, valorizo ele, posso afirmar…, se quiser deligar, desligue [solta uma risadinha para o procurador. Pode desligar aí por favor porque eu acho que não é….(LINK)

Veja a reportagem:

https://globoplay.globo.com/v/9079963/programa/