A presença dos nacionalismos para a compreensão das disputas que marcam o nosso tempo. É este o cenário sobre o qual se debruça a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas, cuja itinerância poderá ser vista de 3 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, no Sesc Campinas.

Vistas dos espaços expositivos da 21ª Bienal no Sesc 24 de Maio (São Paulo, 2019-2020)

Inaugurada em outubro de 2019, em São Paulo, a 21a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas toma de empréstimo o título do clássico estudo de Benedict Anderson para pensar nos tipos de organização social e comunitária que se constroem com base em afetos, afinidades e identidades compartilhadas, e ocupam espaços além, às margens ou nas brechas dos Estados-nação. 

Um recorte significativo da exposição que passou pelo Sesc 24 de Maio, chega agora ao Sesc Campinas, sob curadoria e direção artística de Solange Farkas. 

Regiões diversas do Sul geopolítico – África, Oriente Médio, Sudeste Asiático, América Latina – estão representadas em narrativas que atestam como negros, indígenas, mulheres, LGBTQI+ e outros grupos minorizados aprofundam práticas comunitárias para salvaguardar direitos arduamente conquistados frente à onda de obscurantismo que ameaça liberdades fundamentais. 

Com Aykan Safoglu, Dana Awartani, Ezra Wube, Gabriela Golder, Georges Senga, Monica Nador, Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas, Nelson Makengo, No Martins, Omar Mismar, Roney Freitas & Isael Maxakali, Rosana Paulino, Thanh Hoang e Thierry Oussou.

Digital Soul; Federico Lamas (O Salto Fotografia Social – Pedro Napolitano Prata) (Abertura 9.10, performances e ação com o público)

A Bienal contou com direção artística de Solange Farkas e curadoria de Gabriel Bogossian, Luisa Duarte e Miguel A. López. Juntos, eles analisaram 2.280 inscrições, de 105 nacionalidades para selecionar obras do Brasil, América Latina, África, Ásia, Oriente Médio e Oceania, realizadas com base no tema que norteia esta edição.

Inicialmente prevista para abril deste ano no Sesc Campinas, a itinerância da mostra, que teve sua abertura adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, poderá ser visitada gratuitamente pelo público a partir da próxima quinta-feira (3/12), mediante agendamento prévio no site sescsp.org.br/campinas. As visitas serão escalonadas, com número limitado de participantes e intervalos para higienização dos espaços. O uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas durante toda a visita.

Além da exposição, o público poderá acessar um conjunto de conteúdos digitais com conversas ao vivo com os artistas participantes sobre assuntos abordados em suas obras, além de edições das mesas realizadas durante o Seminário que fez parte da programação da Bienal.

Mais informações sobre a programação digital pelo YouTube do Sesc Campinas.

Itinerância 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas
Local: Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/ 333 – Bonfim, Campinas)
Direção artística e Curadoria: Solange Farkas
Período expositivo: 3 de dezembro 2020 a 28 de fevereiro de 2021
Agendamento de visitas: sescsp.org.br/campinas
Mais detalhes sobre a Itinerância: https://bit.ly/21bienalsesc_videobrasil
Sobre a Bienal: http://bienalsescvideobrasil.org.br/itinerancia/sobre/
Classificação indicativa: Livre (melhor aproveitada por pessoas a partir de 14 anos)
Grátis

(Carta Campinas com informações de divulgação)