No ar há seis meses, a programação da série Teatro #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, dá início ao último mês do ano com a transmissão de espetáculos direto das unidades do Sesc na capital paulista, intercalados com lives realizadas na casa dos artistas ou em estúdios de trabalho, sem a presença de público no local e seguindo todos os protocolos de segurança. O modelo híbrido, implementado em outubro, faz parte da retomada parcial e gradativa das atividades do Sesc, permitindo o encontro com artistas de outros estados ou pertencentes ao grupo de risco do coronavírus, e ao mesmo tempo estimulando o setor cultural ao abrir os palcos de suas unidades.

Barulho d’ agua (Foto: Jaque Bueno)

Os espetáculos podem ser vistos no YouTube do Sesc São Paulo ou pelo Instagram Sesc ao Vivo.

Na quarta-feira (2/12), o palco do Sesc Santo Amaro recebe o espetáculo “O Fantástico Reparador de Feridas”, da Cia. Ludens, com direção e tradução de Domingos Nunez para o texto de Brian Friel (1929 – 2015). Uma trupe incomum viaja por vilarejos do Reino Unido e Irlanda, apresentando um número que se situa entre uma representação teatral e um culto religioso de cunho sobrenatural. Dividido em monólogos, o espetáculo mostra Frank, um homem atormentado que tenta se reconciliar com o estranho dom de cura que possui e sobre o qual não tem controle. Sua esposa, Grace, busca evidências e comprovações para justificar seu estado mental alterado. Teddy, o empresário de “artistas exóticos”, transita entre a frieza profissional, a admiração que sente por Frank e os sentimentos que nutre por Grace. Com Walter Breda, Mariana Muniz e Rubens Caribé. Classificação: 14 anos.

Sexta-feira (4/12), a Companhia Nova de Teatro sobe ao palco do Sesc Santana com o espetáculo Barulho D’água, com texto do dramaturgo italiano Marco Martinelli e direção e tradução de Carina Casuscelli. A montagem narra o drama vivido por milhares de imigrantes que tentam atravessar o Mar Mediterrâneo em embarcações precárias rumo à Europa, em sua maioria refugiados de zonas de conflitos. Tanto os sobreviventes quanto os mortos são identificados por números. Os que não conseguem se salvar viram apenas um registro, sem a possibilidade de suas famílias resgatarem seus corpos. Contemplada pela 3ª edição do Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento à atividade teatral para a cidade de São Paulo, em 2016, a peça traz no elenco os atores Alexandre Rodrigues, Fábio Mráz, Rosa Freitas e Vençam Guigui, e conta com provocações de Lenerson Polonini. Classificação: 16 anos.

No domingo (6/12), Aury Porto e Eder Santos apresentam direto de Belo Horizonte o espetáculo “Queda”. Partindo da adaptação do romance A Queda de Albert Camus, apresentada pela mundana companhia entre 2007 e 2008, os dois artistas fazem agora um novo trabalho cênico-audiovisual inspirados pela justiça brasileira. Na peça, o ex-advogado de sucesso João Batista Clamante recebe em sua casa um desconhecido e, diante dele, abre seu coração, revela suas habilidades profissionais e discorre sobre sua personalidade. Ele tem um propósito na aproximação que será revelado apenas no último encontro. Classificação: 14 anos

Agenda 2 de dezembro a 6 de dezembro, 21h

2/12, quarta-feira: Cia. Ludens – Walter Breda, Mariana Muniz e Rubens Caribé em “O Fantástico Reparador de Feridas”

4/12, sexta-feira: Companhia Nova de Teatro – Alexandre Rodrigues, Fábio Mráz, Rosa Freitas e Vençam Guigui e Lenerson Polonini em “Barulho D’água”

6/12, domingo: Aury Porto e Eder Santos em “Queda”

(Carta Campinas com informações de divulgação)