A 7ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo vai exibir 13 longas-metragens em 30 sessões. Cada sessão permanecerá por seis horas no ar, a partir do horário indicado na grade de programação. Dos 13 títulos selecionados, nove foram restaurados pelo próprio Estúdio Mosfilm entre 2010 e 2020.
O Destino de um Homem (1959), filme de estreia de Serguei Bondarchuk na direção, adaptação do romance de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Nobel de Literatura em 1965, abre a Mostra na quinta-feira, 03 de dezembro. O centenário de nascimento de Bondarchuck, que também teve expressiva carreira como ator, roteirista e produtor, completou-se em 25 de setembro. A segunda sessão da noite de abertura será do longa O Sol Branco do Deserto (Vladimir Motyl, 1969), produção do Mosfilm com a Dino de Laurentiis Cinematográfica, parceria que rendeu vários outros filmes e só foi possível graças à aproximação de Bondarchuk com o produtor italiano. O filme levou 36 milhões de espectadores aos cinemas, quando lançado comercialmente.
No ano das comemorações de 75 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, além do longa de Bondarchuk, mais dois filmes da programação tem como tema o conflito: Neve Ardente (1972), de Gavril Eguiazarov, e A Infância de Ivan (1962), estreia de Andrei Tarkovsky na direção, e vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm, marca presença na programação com seu segundo longa, Nós Somos do Jazz, de 1983. Entre os destaques também estão A Carta que Não Foi Enviada (Mikhail Kalatozov, 1959), restaurado em 2020, e Moscou Não Acredita em Lágrimas (Vladimir Menshov, 1979), Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981 .
Completam a programação: o épico silencioso Tempestade Sobre a Ásia (1928), de Vsevolod Pudovkin; o musical Tanya (1940), de Grigori Aleksandrov; Ivan Vassilevich Muda de Profissão (1973), mais uma comédia campeã de bilheterias de Leonid Gayday; As Garotas (1961), de Yury Chulyukin; Nove Dias em um Ano (1961) de Mikhail Romm, e o drama Ela (2013), de Larissa Sadilova.
A 7ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil, em DVD e Blu-Ray, Streaming, TV e Cinema os filmes produzidos pelo Mosfilm. O evento tem o apoio da Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), da Embaixada da Federação da Rússia na República Federativa do Brasil, da Sputnik Cultural e Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo.
7ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO
03 a 13 de dezembro, quinta-feira a domingo
Exibições pelo canal CPC-UMES Filmes no Youtube: https://bit.ly/CPCUMESFilmes
Cada sessão permanecerá por seis horas no ar a partir do horário de início especificado
Todas as exibições são gratuitas
03/dez Quinta-Feira
20h: O Destino de Um Homem
22h: O Sol Branco do Deserto
04/dez Sexta-Feira
19h: Neve Ardente
21h: A Infância de Ivan
05/dez Sábado
16h: Tempestade Sobre a Ásia
18h: O Sol Branco do Deserto
20h: Tanya
22h: Ivan Vassilevich Muda de Profissão
06/dez Domingo
15h: As Garotas
17h: Nove Dias em Um Ano
19h: A Carta Que Não Foi Enviada
21h: Moscou Não Acredita em Lágrimas
07/dez Segunda-Feira
19h: Nós Somos do Jazz
21h: Ela
08/dez Terça-Feira
19h: O Destino de Um Homem
21h: O Sol Branco do Deserto
09/dez Quarta-Feira
19h: A Infância de Ivan
21h: As Garotas
10/dez Quinta-Feira
19h: A Carta que Não Foi Enviada
21h: Ivan Vassilevich Muda de Profissão
11/dez Sexta-Feira
19h: Moscou Não Acredita em Lágrimas
21h: Nove dias em Um Ano
12/dez Sábado
16h: Tanya
18h: Neve Ardente
20h: Nós Somos do Jazz
22h: A Infância de Ivan
13/dez Domingo
15h: Ela
17h: Tempestade Sobre a Ásia
19h: A Carta Que Não Foi Enviada
21h: O Destino de Um Homem
Sinopses dos filmes
O DESTINO DE UM HOMEM
1959 / P&B / 97 min. / Drama
De Serguei Bondarchuk, com Serguei Bondarchuk, Evgueny Teterin, Pavel Boriskin, Pavel Volkov, Zinaida Kirienko
Convocado para a guerra, Andrei é capturado e jogado em um campo de concentração. Quando retorna ao lar não encontra sua mulher e filhos, mortos pelos fascistas. O fantasma de uma vida sem propósito o assombra. Adaptação do romance de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Nobel de Literatura em 1965.
“Um belo filme que merece ser descoberto: antibelicista, poético e delicado, que celebra o humanismo e a esperança”. (Rubens Ewald Filho – 2019)
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2019
NEVE ARDENTE
1972 / COR / 99 min. / Guerra-Épico
De Gavriil Eguizarov, com Yuri Nazarov, Gueorgy Zhzhenov, Konstantin Tyrtov, Igor Ledogorov
Soldados de uma bateria antitanque do Exército Vermelho lutam contra o frio, a fome e o assalto das divisões do general von Manstein, que tenta romper o cerco ao 6º Exército sitiado em Stalingrado.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2013
A INFÂNCIA DE IVAN
1962 / P&B / 96 min. / Guerra-Drama
De Andrei Tarkovsky, com Nikolai Burlyaev, Valentin Zubkov, Evgeny Zharikov, Irina Tarkovskaya
Menino de 12 anos fica órfão quando sua família é morta por alemães que invadiram o território soviético em 1941. Com lembranças da vida em família, ele decide apoiar o Exército Vermelho. Graças à sua pequena estatura, Ivan consegue atravessar as linhas alemãs para colher informações sem ser visto. Longa de estreia de Tarkovsky, ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1962).
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017
TEMPESTADE SOBRE A ÁSIA
1928 / P&B / Silencioso / 103 min. / Épico
De Vsevolod Pudovkin, com Valery Inkizhinov, A. Dedintsev, Anel Sudakevich, Karl Gurnyak, Aleksandr Chistyakov
Nos anos 20 do século passado, tropas britânicas oprimem o povo da Mongólia. Jovem caçador feito guerrilheiro é capturado. Um amuleto encontrado entre seus pertences mudará sua vida. O filme integra a “trilogia revolucionária” de Pudovkin, ao lado de “A Mãe” (1926) e “O Fim de São Petersburgo” (1927).
O SOL BRANCO DO DESERTO
1969 / Cor / 81 min. / Ação
De Vladimir Motyl, com Anatoly Kuznetsov, Raisa Kurkina, Pavel Luspekaev, Spartak Mishulin
Com o fim da guerra civil, o soldado Sukhov volta para casa pelas areias do Turquestão. Lá, encontra um destacamento de vermelhos que perseguem o bando de Abdullah, e acaba sendo encarregado de escoltar o harém do bandido a um lugar seguro. A mistura de ação, comédia, música e drama levou 36 milhões de espectadores ao cinema, na época do lançamento.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2011
TANYA
1940 / P&B / 94 min. / Comédia musical
De Grigori Aleksandrov, com Lyubov Orlova, Vladimir Volodin, Pavel Olenev, Vera Altayskaya
Expulsa do serviço doméstico por uma amante ciumenta, Tanya se torna tecelã e passa a fazer parte do movimento Stakhanov de inovação no trabalho (1935-41). Obtém êxito criando um processo que lhe permite controlar uma oficina de 150 máquinas, ao invés de um único conjunto de 8 máquinas, que era o padrão na época. Durante as filmagens, a comédia musical teve o título de “Cinderela Soviética”.
IVAN VASSILEVICH MUDA DE PROFISSÃO
1973 / Cor / 92 min. / Comédia
De Leonid Gayday, com Yury Yakovlev, Leonid Kuravlyov, Aleksandr Demyanenko e Natalya Seleznyova
Mais uma comédia excêntrica de Gayday que ultrapassou a marca de 60 milhões de espectadores. Baseada na peça de Mikhail Bulgakov, brinca com o poder desafiante da ciência. O jovem Shurik constrói uma máquina do tempo que por acidente transfere ao século 20 o czar Ivan, o Terrível.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010
AS GAROTAS
1961 / P&B / 98 min. / Comédia
De Yury Chulyukin, com Nadezhda Rumyantseva, Inna Makarova, Nikolai Rybnikov, Luciena Ovchinnikova
Tosya chega a uma aldeia da Sibéria para trabalhar como cozinheira. O lenhador Ilya aposta que ela vai se apaixonar por ele, mas após alguma relutância percebe que é ele que está apaixonado por ela. Comédia romântica das mais queridas do público soviético. A atuação de Nadezhda Rumyantseva, que aos 30 anos interpretou com perfeição uma garota de 18, lhe rendeu fama mundial.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2011
NOVE DIAS EM UM ANO
1961 / P&B / 111 min. / Drama
De Mikhail Romm, com Aleksei Batalov, Innokenty Smoktunovsky, Evgeny Evstigneev, Luciena Ovchinnikova
Com uma triste e bela história sobre a exploração de novos campos da física nuclear, o veterano Mikhail Romm nos transporta a uma ilha de entusiasmo onde as pessoas acreditam no que fazem.
A CARTA QUE NÃO FOI ENVIADA
1959 / P&B / 97 min. / Drama
De Mikhail Kalatozov, com Innokenty Smoktunovsky, Tatiana Samoylova, Vassily Livanov, Evgeny Urbansky
No final dos anos 50, quatro geólogos soviéticos partem para a Sibéria com o objetivo de localizar uma mina de diamantes. Depois de uma longa e cansativa jornada, encontram a mina e a colocam num mapa, que deverá ser enviado imediatamente a Moscou.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2020
MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
1979 / Cor / 149 min. / Drama
De Vladimir Menshov, com Vera Alentova, Aleksei Batalov, Irina Muravyova, Raisa Ryazanova, Natalia Vavilova, Leah Akhedzhakova, Innokenty Smoktunovsky,
Tudo começa quando as jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou cheias de sonhos, em 1958. Ao longo de duas décadas acompanhamos suas vitórias, fracassos, desejos, desilusões e conquistas. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1981.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010
NÓS SOMOS DO JAZZ
1983 / Cor / 88 min. / Comédia Musical
De Karen Shakhnazarov, com Igor Sklyar, Evgeny Evstigneev, Aleksandr Pankratov-Cherny, Nikolai Averyushkin
Nos anos 20, jovem morador de Odessa monta um conjunto de jazz argumentando que se trata de um estilo musical que representa a “arte proletária” nos EUA, e não o capitalismo norte-americano. O grupo viaja pela URSS vivendo muitas aventuras em busca de sucesso.
Exibições a partir de matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010
ELA
2013 / Cor / 89 min. / Drama
De Larissa Sadilova, com Nilufar Fayzieva, Maksum Abdulaev, Rakhmat Khaidarov, Natalya Isaeva
Maya foge da casa dos pais no Tadjiquistão para viver com o namorado, que trabalha na Rússia. Logo, o jovem deixa Maya para casar no seu país com uma noiva escolhida pelos pais. A russa Nadia ajuda a garota a superar a situação. Um filme sobre o fim da União Soviética, mas não da esperança na sua reabilitação.
(Carta Campinas com informações de divulgação)