Do dia 04 a 18 de dezembro, o selo Ocupe.Arte: Conexões, projeto de incentivo à cultura da RMC (Região Metropolitana de Campinas), lançará três exposições virtuais. A mostra, que entra no ar no dia 04, será a versão digitalizada das exposições que ocorreriam em março, de forma presencial. Ela consiste em mais de 120 obras de artistas das cidades de Valinhos e Vinhedo, além de uma terceira exposição, de artistas históricos valinhenses, e estará disponível no site do evento.

‘Flute Vision I’ – Collage Analógica sob Vidro, Sorina Malack

Com o lema #agoraéonline, o principal objetivo do projeto é realizar conexões entre os artistas das cidades da RMC, em especial Valinhos e Vinhedo, de forma a movimentar a cena artística regional. Apesar de, nos últimos meses, diversas atividades terem sido retomadas de forma presencial, a escolha dos organizadores de manter as atividades online é um reflexo da insegurança de expor o público ao vírus. Além disso, as restrições da OMS poderiam, possivelmente, limitar o alcance e impacto do evento. 

O Ocupe.Arte: Conexões teria sido realizado, de forma presencial, antes da pandemia do Coronavírus, em março deste ano. Logo no início da quarentena, em abril, o coletivo realizou diversas lives e vídeos de cunho artístico e educativo, muitas das quais ainda estão disponíveis gratuitamente no canal do youtube do coletivo. “A importância de manter o Ocupe.Arte é a população ter na cultura aliados para enfrentar essa maré de notícias ruins”, reforçou, na época, Tomás Cajueiro, co-criador do projeto. 

Além da exposição, o projeto terá uma loja online, com diversas obras de artistas da região que estão na mostra, e atividades complementares, como a pintura de um grafiti, feita por um artista de Valinhos em Vinhedo e por um artista de Vinhedo em Valinhos, de forma a unir e gerar conexões entre os artistas das duas cidades. Além disso, acontece uma série de lives que oferecem dicas de como artistas podem explorar suas redes sociais, vídeos e oficinas. 

Programação da Ocupe.Arte: Conexões #agoraéonline

Exposição dos Artistas de Vinhedo e Valinhos

Abertura: 04/12 (sexta-feira)

Vídeo: O cinema de animação

Palestrante: Mauricio Squarizi

Publicação: 06/12 às 15h

Vídeo no qual o artista discutirá seus processos de produção de filmes de animação.

Oficina Online para pessoas com necessidade especiais (edição 1 e 2)

Instrutora: Amanda Barroso

Publicação: 09/12 e 16/12 às 20h

Oficina online de artes para jovens e adultos

Instrutora: Melissa Costa

Publicação: 11/12 e 18/12 às 20h

Live: ‘Redes sociais para artistas’

Palestrante: Andrea Monteiro

Data: 14/12 às 20h

Pinturas de grafiti em Vinhedo, por um artista de Valinhos

Artista: Alexandre Filiage

Pintura de grafiti por em Valinhos, por artista de Vinhedo

Artista: Bruno Nitz

Local: Casa da Criança

Data: a definir

Facebook.com/ocupe.arte

https://www.instagram.com/ocupe.arte/

(Carta Campinas com informações de divulgação)